07/03/2019 19h44 - Atualizado em 08/03/2019 16h10

Equipe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher recebe visita da vice-governadora do Estado

Nesta quinta-feira (07), véspera do Dia Internacional da Mulher, a equipe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher (DIV-Deam) recebeu a visita da vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes. A solenidade foi realizada na sala do Conselho da Polícia Civil, em Vitória, e contou com a presença do secretário de Estado da Segurança Pública, Roberto Sá, do delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, das delegadas que compõem a equipe da Divisão, das integrantes do projeto “Homem que é Homem” e da vice-reitora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Ethel Maciel.

Durante a visita, a vice-governadora ressaltou a necessidade de realizar uma transformação cultural desta sociedade machista em que vivemos.  “Esta mudança deverá acontecer no Espírito Santo a várias mãos. Hoje reunimos, na vice-governadoria, a Secretaria de Planejamento, Secretaria de Direitos Humanos, Instituto Jones Santos Neves e estamos trabalhando a integração de todas as políticas públicas para as mulheres. O Estado do Espírito Santo vai virar esta página da violência contra a mulher com esforço de todas nós, mulheres, e  de todos os homens, pois eles, neste Governo estão envolvidos nesta causa”, disse.

Jacqueline Moraes também destacou a importância do envolvimento de outros setores da sociedade no enfrentamento à violência contra a mulher. “Basta ver como a Polícia Civil tem tratado o projeto “Homem que é Homem”, como um marco na transformação e ele deverá ser ampliado para outros ambientes sociais. É importantíssimo envolvermos o laboratório da Ufes para nos oferecer números e dados consistentes para construirmos uma política integrada para as mulheres com a participação de todas as secretarias e afins reforçando o olhar sensível do nosso governador que sempre se preocupou com as políticas públicas para as mulheres”, afirmou.

Para isso, a vice-governadora disse que a ideia é provocar intenso debate com as organizações sociais e de interesse, sobre o empoderamento da mulher, desde sua relação familiar, profissional, religiosa, e em toda atividade a que pertença ou participe. “Em especial, buscaremos despertar nelas a vocação para a política, e que as leve para o engajamento nos movimentos sociais, políticos, partidários e eleitorais. Por isso, vamos visitar cidades e espaços públicos e privados, englobando temas como segurança pública, justiça e assistência judiciária, atenção à saúde, acesso à escolaridade, a profissionalização e ao empreendedorismo produtivo e criativo, qualidade de vida no meio rural e urbano”, finalizou.

Já o delegado-geral destacou o trabalho realizado pela equipe da (DIV-Deam), sob coordenação da delegada Cláudia Dematté. “Desde a sua criação há quase um ano, a Divisão não tem medido esforços para realizar seu papel. De lá pra cá, já realizaram oito operações com foco no enfrentamento à violência contra mulher, que resultaram na autuação em flagrante de 1109 homens e na prisão de 240 suspeitos de praticarem violência doméstica e outros delitos relacionados”, enfatizou.

Arruda também ressaltou a presença de representantes do meio acadêmico. “Acredito que essa integração entre Governo do Estado, Secretaria de Segurança, Polícia Civil e Ufes só vai colaborar com as nossas ações. Hoje conseguimos reunir  várias frentes de trabalho com muita gente qualificada em prol do enfrentamento da violência contra a mulher no nosso estado”, afirmou.

Divisão Especializada de Atendimento à Mulher

A titular da DIV-Deam, delegada Cláudia Dematté, apresentou para a vice-governadora, a estrutura da Divisão, composta por 20 delegadas que se dedicam, exclusivamente, no enfrentamento à violência contra a mulher no estado, bem como o seu funcionamento.

“Antes da Divisão, as ações das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher do Estado atuavam isoladas. Agora, todas atuam de forma uniforme, especializada, humanizada, qualificada e integrada e todas olhando a violência doméstica sob dois aspectos: prevenção e repressão”, disse.

Cláudia Dematté também destacou o papel do projeto “Homem que é Homem”, que atua junto aos homens agressores, por meio de grupos reflexivos, para evitarem a reincidência. “Na véspera do Dia Internacional da Mulher, temos muito a comemorar, mas também muito a refletir. E a presença da vice-governadora aqui nesta reunião demonstra o compromisso deste Governo em analisar e discutir os dados estatísticos da nossa Divisão, visando melhorar as políticas públicas no enfrentamento a violência contra a mulher. Precisamos do comprometimento de todos para descontruir essa cultura machista”, afirmou.

Agente de Polícia Fernanda Pontes

Texto: Fernanda Pontes