A Polícia Civil do Espírito Santo, por meio da Superintendência Interestadual e de Captura (Supic), prendeu, na última segunda-feira (20), um homem de 45 anos, que tinha um mandado de prisão em aberto pelo crime de estelionato, cometido em Itamaraju, na Bahia. A prisão ocorreu no bairro Nova Almeida, na Serra, e foi coordenada pelo chefe da Supic, delegado Júlio César. O monitoramento dos locais para onde o suspeito se dirigia só foi possível por conta do Programa Cerco Inteligente, do Governo do Estado.
De início, a análise dos dados foi feita através de uma placa de veículo. Com essa informação em mãos, a Gerência de Inteligência (Gint) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo (Sesp) passou a monitorar as passagens do automóvel durante alguns locais e horários, levantando informações sobre sua atividade. Com isso, foi repassada a informação de um ponto de bloqueio onde seria possível deter o infrator e cumprir o mandado de prisão.
Após o recebimento dos dados, equipes da Superintendência Interestadual e de Captura (Supic) se posicionaram no ponto indicado. Ao avistar o carro do suspeito, que se aproximava de uma revenda de veículos, as equipes policiais se dirigiram até o acusado e lhe deram voz de prisão.
O homem foi levado até a 3ª Delegacia Regional de Serra, onde foram realizados os procedimentos de praxe e, posteriormente, o acusado foi conduzido até o Centro de Triagem de Viana (CTV), onde permanecerá à disposição da Justiça. A necessidade de recambiamento de presos é uma decisão judicial.
Dados aliados à Segurança Pública
O monitoramento dos locais para onde o suspeito se dirigia só foi possível por conta do Programa Cerco Inteligente, um sistema integrado de monitoramento e combate aos crimes de trânsito, ambientais, fiscais e de segurança pública. Com equipamentos de alta tecnologia que geram informações em tempo real, o Cerco Inteligente é mais uma ação do Governo do Estado, por meio do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, idealizado para garantir a segurança dos capixabas e evitar a evasão de recursos e fraudes fiscais.
O sistema consiste em captar, por meio dos equipamentos instalados nas rodovias, o peso total, por eixo e por roda, de veículos que trafegam no Estado, sem a necessidade de o veículo se deslocar da via, podendo trafegar a até 100 quilômetros por hora; a placa, por meio de uma câmera de leitura; e outras características do veículo – cor, marca, modelo, velocidade, adesivos e outras marcas –, por meio de uma câmera de contexto.
Texto: Rachel Nunes, estagiária da Assessoria de Comunicação SESP
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Matheus Zardini / Olga Samara
(27) 3636-1574 / (27) 99297-8693 / (27) 3636-1536 / (27) 99846-1111
comunicapces@gmail.com