06/06/2024 13h33

Forças de segurança Deflagram Operação Vastum na Região Metropolitana

Foto: Victor Muniz

Nessa terça-feira (04), cerca de 250 agentes de diversas forças de segurança e de fiscalização municipal cumpriram mandados de busca e apreensão e fiscalizaram o comércio de metais em estabelecimentos da Grande Vitória. Trata-se da terceira edição da Operação Vastum, que tem como objetivo fiscalizar e coibir o comércio ilegal de material reciclável, especialmente cobre, na Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV)

A Operação integrada reuniu Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES) e Prefeituras Municipais de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana e Guarapari, que participaram com suas respectivas Guardas Municipais e órgãos de fiscalização.

As equipes conjuntas fiscalizaram 21 estabelecimentos comerciais especializados em produtos recicláveis, sendo 05 em Vitória, 03 em Vila Velha, 03 na Serra, 04 em Cariacica, 03 em Viana e 03 em Guarapari. Foram verificados o cumprimento das normas municipais de funcionamento desses estabelecimentos, bem como a origem dos materiais comercializados.

Os resultados foram apresentados em entrevista coletiva, na tarde desta terça-feira (04). Ao todo, seis pessoas foram detidas, quatro estabelecimentos foram interditados, 21 boletins de ocorrência foram gerados e 320 quilos de cobre foram apreendidos. Entre o material apreendido, encontram-se tampa de hidrante, esguichos de mangueira de incêndio, rolos de fios elétricos e materiais com identificação de empresas de telefonia, demonstrando que são produtos originados de furto ou roubo.

“O objetivo, aqui, foi focar nos estabelecimentos que fazem a receptação de produtos de furto e roubo, por que sabemos que se conseguirmos extinguir a receptação, os furtos e roubos tendem a diminuir. O que constatamos é que o dependente químico furta o material, vai até esses ferros-velhos que alimentam esse tipo de crime, recebe o dinheiro trocado e já segue direto para a boca de fumo, para comprar crack”, relatou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Eugênio Ricas.

O superintendente de Polícia Regional Metropolitana da Polícia Civil, delegado Ícaro Ruginski, explicou que a Operação Vastum é fruto de um trabalho integrado: “Após a criação de um Grupo de Trabalho entre as instituições aqui presentes e as operadoras de telefonia, deflagramos essa operação com o objetivo de reprimir a receptação destes produtos. As prisões realizadas hoje são qualificadas, realizadas em estabelecimentos que estariam adquirindo produtos furtados por dependentes químicos”, afirmou.

Nas fases anteriores, a Operação Vastum resultou na condução de 24 indivíduos para delegacias e na apreensão de toneladas de fios de cobre e alumínio, entre outros materiais. As equipes também flagraram ferros-velhos funcionando de forma irregular, o que ocasionou a suspensão das atividades.

Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz