A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do 7° Distrito Policial de Vila Velha, em conjunto com a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo(CBMES), Guarda Civil Municipal de Vila Velha (GCMVV) e as equipes de fiscalização ambiental, vigilância sanitária e de posturas do município, realizou, na última quarta-feira (20), a 14ª fase da operação Fragmentum, que tem como objetivo combater o furto e a receptação de cabos e materiais de telefonia. Foram fiscalizados dois ferros-velhos localizados nos bairros Guaranhuns e Jardim Guaranhuns.
A equipe integrada contou com oito viaturas: duas da Polícia Civil – sendo uma descaracterizada –, uma da Polícia Militar, duas da Guarda Municipal, uma do Corpo de Bombeiros e duas das equipes de fiscalização do município.
No primeiro estabelecimento, não foram encontrados materiais ilícitos. Entretanto, o local foi interditado pela fiscalização ambiental.
Já no segundo alvo, os policiais localizaram cerca de 22 quilos de fios de cobre queimados, provenientes de furtos de cabos de telefonia. A responsável pelo estabelecimento recebeu voz de prisão e foi encaminhada à Delegacia Regional de Vila Velha, onde foi autuada em flagrante por receptação duplamente qualificada. O ferro-velho também foi interditado pela fiscalização, por não ter alvará de funcionamento.
O delegado titular do 7º Distrito Policial de Vila Velha, Carlos Vitor Almeida, destacou a gravidade do crime. “A polícia não tem dúvida quanto à ilicitude do material. A equipe técnica identificou que os fios eram provenientes de furto. A receptação qualificada tem pena de até oito anos, e, de acordo com a nova legislação de julho, quando se trata de material de telefonia, a pena é aplicada em dobro”, explicou.
O representante da Guarda Municipal de Vila Velha, Patrick Oliveira, ressaltou que o estabelecimento não tinha autorização para funcionar. “Esses ferros-velhos clandestinos não têm autorização da vigilância sanitária, da postura e do meio ambiente. Para que possam operar, precisam de alvará e de atender a todas as exigências da prefeitura. Nesse caso, além da irregularidade, o local também comercializava materiais de origem ilícita”, afirmou.
Um representante da empresa dona dos fios esteve na Delegacia Regional de Vila Velha e reconheceu os cabos apreendidos como pertencentes à companhia, confirmando que eram provenientes de furtos anteriores.
Operação 'Fragmentum' – O termo Fragmentum vem do latim e significa "fragmento" ou "pedaço". Ele reflete simbolicamente a natureza dos crimes combatidos na operação, que envolvem a destruição e fragmentação de cabos e equipamentos furtados. Além disso, o nome destaca o objetivo da operação de reverter os danos causados à infraestrutura urbana.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com