Governo do Estado do Espírito Santo
09/07/2025 14h12

Mulher é presa em flagrante por furto de energia elétrica em quitinetes alugadas no interior de Barra de São Francisco  

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Departamento de Investigações Criminais (Deic), com apoio do Departamento de Engenharia Forense do Instituto de Criminalística da Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES) e da equipe técnica da EDP, distribuidora de energia, realizou, nessa terça-feira (08), uma ação de fiscalização em um imóvel, que abriga quitinetes alugadas a trabalhadores rurais, localizado no distrito de Monte Senir, no município de Barra de São Francisco, para apurar indícios de furto de energia elétrica. Uma mulher de 53 anos foi presa em flagrante. 

No local, os policiais foram recebidos por uma mulher de 53 anos, atual proprietária do imóvel e filha da titular que consta nos registros da EDP, que confirmou ser a responsável pelas quitinetes de aluguel existentes na propriedade. Segundo a mulher, as residências são locadas, principalmente, durante o período da colheita de café, com o consumo de energia incluso no valor do aluguel. 

Após os procedimentos periciais, foi constatado um desvio de duas fases da rede elétrica, realizadas antes do ponto de medição, direcionando energia diretamente para o interior do imóvel sem a devida contabilização. Embora os lacres do medidor estivessem aparentemente intactos, o equipamento apresentava consumo mínimo. Segundo a EDP, entre junho de 2017 e junho de 2025, houve evolução de apenas 3 kWh. No momento da vistoria, o disjuntor do medidor estava desligado.

Diante das evidências, a mulher de 53 anos foi conduzida à 14ª Delegacia Regional de Barra de São Francisco, onde foi autuada em flagrante por furto de energia elétrica, conforme o Artigo 155, §3º do Código Penal. A autuada foi liberada mediante pagamento de fiança.

Além da responsabilização criminal, a responsável pela fraude deverá ressarcir à EDP os valores correspondentes à energia não faturada durante o período da irregularidade, conforme estabelece a Resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), além dos custos operacionais e administrativos envolvidos.  


Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard