06/02/2017 18h35 - Atualizado em 13/04/2018 17h13

Novos investigadores vão reforçar atendimento nas unidades da Polícia Civil

A partir da noite desta segunda-feira (06), os 50 novos investigadores de polícia vão reforçar as unidades da Divisão de Repressão aos Crimes contra o Patrimônio (DRCCP), da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e as Delegacias Regionais durante os próximos dias. A medida foi divulgada pelo chefe de Polícia, delegado Guilherme Daré, no auditório da Chefatura de Polícia, em Vitória.

“O objetivo é reforçar as investigações dos crimes que aconteceram nos últimos dias. Essa localização de vocês é temporária”, disse Daré.

Inicialmente, foram deslocados 26 investigadores para a Superintendência de Polícia Regional Metropolitana (SPRM), 10 para a DHPP, oito para a DRCCP, quatro para a Superintendência de Polícia Técnico- Científica (SPTC) e dois para o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes).

“Boa sorte para vocês, sejam coerentes, atentem para a postura e mostrem o valor de vocês na construção da Polícia Civil”, disse o chefe de Polícia aos policiais.

Novos investigadores

Os novos investigadores tomaram posse no dia 2 de janeiro na Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger). A lista com os nomes dos novos 56 investigadores de polícia foi publicada no Diário Oficial do dia 9 de dezembro. O decreto de número 1779-S foi assinado pelo governador Paulo Hartung; pela secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Dayse Maria Oslegher Lemos; e pelo secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia.
Os policiais fazem parte do concurso público de 1993.

A aula inaugural do curso de atualização dos novos investigadores foi realizada no dia 3 de janeiro, no auditório da Chefatura de Polícia, em Vitória. Os novos investigadores já tiveram as aulas de conhecimento teórico e prático, como as de armamento e tiro, e já receberam as carteiras funcionais na Acadepol.

O curso possui uma carga horária de 504 horas aulas e a previsão do encerramento está marcada para o início do mês de maio. Os policiais também terão aulas teóricas sobre Ambientação na Administração Pública; Introdução Forense Computacional; Introdução a Investigação Policial; Língua e Comunicação; Organização Policial Civil e Disciplinar; Relações Interpessoais; Sistema Delegacia Online; Sistemas informatizados e cadastros policiais; Técnicas de Revista, Contenção, Imobilização e Condução; Telecomunicações Policiais; Uso diferenciado da Força; Conduta Policial; Estatuto da Criança e do Adolescente; Ética, Cidadania e Direitos Humanos; Lei Maria da Penha; Nivelamento em Tecnologia da Informação; O trabalho do investigador de polícia nos dias atuais; Orientações sobre o Sistema de Ensino a Distância (EAD) e Qualidade do atendimento ao Cidadão.

Agente de Polícia Fernanda Pontes
Texto: Fernanda Pontes