Governo do Estado do Espírito Santo
05/05/2022 17h08

Operação Anjo da Guarda II: três homens são presos em flagrante por armazenar material pornográfico envolvendo menores

A Polícia Civil do Espírito Santo, por meio da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) e Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) deflagrou, nessa quarta-feira (04), a “Operação Anjo da Guarda II”. Esta é a maior operação realizada de forma coordenada pela Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), a fim de combater o abuso e exploração sexual infantil pela internet.

 

Ao todo, 35 policiais civis participaram da ação e foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, sendo dois em Linhares, dois em Cariacica, e um em São Mateus, um em Aracruz, um em Vila Velha e um na Serra.

 

Durante a ação, três pessoas foram presas em flagrante, sendo que duas estavam armazenando material de abuso e exploração sexual infantil pela internet e um indivíduo por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido.

De acordo com o titular da DRCC, delegado Brenno Andrade, com um dos alvos, localizado em Vila Velha, foram apreendidos materiais que comprovam o crime. “O criminoso tinha diversos HDs, com mais de 500 vídeos de crianças e menores de idade armazenados nos dispositivos.

 

Para realização da Operação Anjo da Guarda II, foram empreendidas diversas diligências, com utilização de ferramenta própria para investigações em ambiente cibernético, após treinamento oferecido pelo órgão governamental americano Homeland Security Investigations (HSI), em conjunto com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (SENASP e CIBERLAB), que ofereceu curso, compartilhamento de boas práticas e capacitação.

 

Ainda segundo o responsável pela operação, outras ações serão realizadas. “Pela quantidade de mandados e de pessoas sendo investigadas, outras operações serão deflagradas. E fica o alerta para os pedófilos, de que a Polícia Civil está monitorando, através de imagens, pessoas produzindo conteúdo impróprio”, informou. 

 

Os suspeitos foram conduzidos para a delegacia, sendo que um dos indivíduos após prestar depoimento foi liberado. Já os outros dois, foram autuados, em flagrante, por crime previsto no Art. 241-B do ECRIAD, porte Ilegal de Arma de Fogo, posse Ilegal de Munição. Eles foram encaminhados ao Centro de Triagem de Viana (CTV), ficando à disposição da Justiça.

 

As investigações continuarão. "Dispositivos eletrônicos foram apreendidos em todas as casas onde foram cumpridos os mandados de busca. Eles serão periciados e, ao final, se nesses dispositivos forem encontrados materiais ilícitos, as pessoas responsáveis por esses dispositivos também vão ser indiciadas pelo crime", disse o delegado.  

 

Texto: Brenda Corti, estagiária da Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi)

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna – (27) 3137-9024

imprensa.pc@pc.es.gov.br

 

Informações à Imprensa:

Matheus Zardini / Olga Samara  

(27) 3636-1574 / (27) 99297-8693 / (27) 3636-1536 / (27) 99846-1111

comunicapces@gmail.com

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard