24/03/2020 11h05 - Atualizado em 25/03/2020 12h05

Operação conjunta apreende armas e prende suspeitos em Primeiro de Maio e Santa Rita

A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vila Velha e a Guarda Municipal de Vila Velha deflagraram operação policial nessa segunda-feira (23), nos bairros Santa Rita e Primeiro de Maio, com o objetivo de identificar esconderijos de armas e drogas, além de dar continuidade às investigações sobre crimes cometidos nos bairros.

"Quando as viaturas chegaram ao primeiro local de buscas, indivíduos que estavam na rua visualizaram as equipes, fugiram e adentraram a residência de um adolescente de 15 anos.  No local foram apreendidos uma espingarda calibre .12 e sete munições do mesmo calibre, duas granadas, duas pistolas calibre .380, três carregadores, 58 munições de calibre .380 e  coldre", relatou o titular da DHPP Vila Velha, delegado Tarik Souki.

Três suspeitos de 20, 21 e 24 anos, continuaram a fuga e foram localizados em uma residência próxima do local da apreensão. Alguns dos indivíduos têm passagens por tráfico de drogas, homicídio e porte de arma.

Durante as buscas também foram encontrados dois artefatos explosivos de fabricação caseira.  Foi necessário o acionamento do Esquadrão Anti-Bomba da Polícia Militar para remoção das granadas.

Em ato contínuo, as equipes foram até o segundo alvo e prenderam dois suspeitos de 18 e 19 anos e apreenderam um adolescente de 16 anos.

Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre .38 e 19 munições do mesmo calibre. Esses indivíduos são ligados ao narcotráfico local e foram presos escondidos no interior de uma casa abandonada. Na hora da abordagem os criminosos arremessaram os armamentos pela janela, porém os policiais localizaram.

Os maiores de 18 e 19 anos foram autuados em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, corrupção de menores e associação criminosa. Eles encaminhados ao Centro de Triagem de Viana (CTV). Os adolescentes assinaram Boletins de Ocorrência Circunstanciados por ato infracional análogo ao crime de posse ilegal de arma de fogo e foram reintegrados às respectivas famílias.

O adolescente de 16 anos foi identificado como o indivíduo ameaçou uma equipe de reportagem no dia 11 de março no bairro Primeiro de Maio.

Texto: Camila Ferreira

Agente de Polícia Fernanda Pontes