A ação conjunta da Delegacia de Polícia (DP) de Vila Valério e das Polícias Civis dos Estados de Alagoas (PCAL) e de Sergipe (PCSE), realizada nessa quarta-feira (26), resultou na captura de um foragido da Justiça de 47 anos, procurado desde 2018 pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico.
O indivíduo foi localizado na cidade de Umbaúba, no estado de Sergipe, no momento em que tentava empreender fuga em direção ao estado da Bahia. Contra ele, havia um mandado de prisão expedido pelo Juízo da Comarca de Pedro Canário, desde o ano de 2018, referente aos crimes previstos nos Arts. 33 e 35 da Lei nº 11.343/06, decorrentes de denúncia do Ministério Público do Espírito Santo (MPES) no ano de 2013.
De acordo com o titular da DP de Vila Valério, delegado Erick Lopes Esteves, após o recebimento de informações sobre o possível paradeiro do foragido no estado de Alagoas, foi realizado contato com o delegado Bruno Ribeiro, titular da DP de Pedro Canário. Após a troca de informações, os dados foram repassados à Polícia Civil de Alagoas, que iniciou trabalho de monitoramento na região rural do município de Atalaia, também em Alagoas.
O foragido foi identificado como membro atuante de um grupo criminoso e teve sua participação detalhada com base em diálogos interceptados e nas investigações policiais, que apontaram sua atuação na movimentação de armas para a organização, bem como na ocultação de ilícitos e no transporte e apoio logístico à equipe. Em uma das ações, ele chegou a conduzir um dos líderes do grupo de volta ao presídio, demonstrando ser pessoa de confiança das lideranças à época.
Resumo da denúncia
O MPES ofereceu denúncia contra uma organização criminosa que atuava no município de Pedro Canário, especialmente no bairro Camata, no comércio de drogas e armas, além de envolvimento em homicídios e tiroteios, após investigação conduzida a partir de interceptações telefônicas realizadas pelo serviço reservado da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES).
Durante a investigação, apurou-se que a organização era comandada por dois indivíduos, sendo que um deles continuava a exercer a liderança mesmo custodiado no presídio de Linhares, por meio de comunicação via telefone celular.
A atuação armada do grupo criminoso também era motivada por disputas de pontos de venda de drogas com uma organização rival, comandada pelo indivíduo capturado. Durante as interceptações, a polícia logrou êxito em apreender quantidades significativas de entorpecentes, como aproximadamente 2,5 quilos de maconha, além de crack e armas de fogo, confirmando o teor das conversas monitoradas.
O capturado foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com