22/11/2019 17h51

Operação conjunta no Noroeste do Estado resulta em 28 prisões

Uma operação conjunta deflagrada na manhã dessa quarta-feira (20) em oito municípios do noroeste do Estado resultou em 28 prisões, apreensões de armas, drogas e resgate de animais silvestres. 34 policiais civis e 168 policiais militares participaram da ação que ocorreu, concomitantemente, nas cidades de Mantenópolis, Ecoporanga, Baixo Guandu, Montanha, Pinheiros, Nova Venécia, Colatina e São Gabriel da Palha.

Foram cumpridas 36 ordens judiciais, entre mandados de prisão e de busca e apreensão. “Os mandados são resultado de meses de investigação conjunta, conduzida pelas delegacias do noroeste do Estado. O objetivo dessa operação foi combater o tráfico de drogas e os crimes contra o patrimônio”, explicou o Superintendente de Polícia Regional Noroeste, delegado Landulpho Lintz.

As buscas resultaram em 28 prisões, sendo 17 em flagrante e 11 em cumprimento de mandados. O maior número de prisões foi registrado em Colatina, onde seis pessoas foram presas em cumprimento de mandado e uma em flagrante.

Condenado por estupro de vulnerável

Em São Gabriel da Palha, um homem acusado de estupro de vulnerável foi preso durante a operação. A prisão aconteceu na residência do detido, no bairro Santa Helena. O crime foi cometido em 2009 e o homem, de 55 anos, já tinha sido condenado pela Justiça.

“O mandado de prisão foi expedido da 2º Vara de São Gabriel da Palha. A prisão preventiva foi decretada em razão de uma condenação a 29 anos de prisão pelo cometimento de crime de estupro de vulnerável”, contou o titular da Delegacia de Polícia de São Gabriel da Palha, delegado Rafael Caliman.

Apreensões

Ao todo foram apreendidas 12 armas, entre garruchas, pistolas, revólveres, espingardas e arma artesanal. Os policiais também recolheram, durante as buscas, entorpecentes, 335 munições, coldres, carregadores, pólvora e itens para recarregar munições.

Em Baixo Guandu, os policiais encontraram 63 pássaros silvestres em uma residência, sendo 60 canários da terra e três coleiros. No mesmo local foram apreendidas 11 gaiolas e dois apitos de caça. A suspeita é que o dono do imóvel vinha mantendo o comércio ilegal das aves. Ele assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TOC) e responderá pelo processo judicial em liberdade.

O delegado Landulpho Lintz destacou que “é notório o sucesso do trabalho que é fruto de uma integração entre as forças de segurança pública. Os policiais civis e militares têm aperfeiçoado as ações para resultados que impactam positivamente nos índices criminais de nossa região”.

Atendimento à Imprensa

Olga Samara / Camila Ferreira