A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), em conjunto com o Procon Estadual e a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa, realizou a Operação Consórcio Fake.
Na última segunda-feira (24), a ação interditou duas empresas de consórcio, uma em Vila Velha e outra em Vitória. Durante a ação, foram presas quatro pessoas em flagrante, pelos crimes de induzir o consumidor a erro, tentativa de estelionato e organização criminosa.
As empresas agiam por meio da divulgação de anúncios de vendas de casa, terrenos e veículos. As divulgações ocorriam em sites de vendas e redes sociais, anunciando a venda dos bens com preços a baixo do mercado, com o intuito de atrair o consumidor.
As propagandas induziam o consumidor a acreditar que se tratava de um financiamento, porém quando a vítima chegava na empresa descobria que o investimento não estava mais disponível para a venda, e que na verdade se tratava de um consórcio, aplicando um golpe na vítima.
Durante a operação, outras 41 pessoas foram autuadas em flagrante por propaganda enganosa e vão responder em liberdade. As empresas autuadas têm o prazo de 20 dias para apresentar uma defesa.
Beatriz Paoliello, Estagiária - Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi).
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Olga Samara
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com