21/06/2024 12h04

Operação da Polícia Civil desarticula esquema de furto de veículos com envio para países vizinhos

Foto: Adriana Nascimento Amaral

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Furto e Roubo de Veículos (DFRV), deflagrou nessa terça-feira (18), uma operação com o objetivo de desarticular um esquema criminoso envolvendo furto mediante fraude, transporte ilegal de veículos para países vizinhos da América do Sul e falsa comunicação de crime, direcionado principalmente a locadoras de veículos automotores. As buscas ocorreram em residências nos bairros Muquiçaba e Santa Mônica, em Guarapari.

O resultado da investigação foi apresentado em coletiva de imprensa, que ocorreu na tarde desta quinta-feira (20), na Chefatura de Polícia Civil, em Vitória.

Segundo as investigações, o esquema criminoso era liderado por uma dupla de estelionatários. Um dos envolvidos já foi preso, porém, o segundo investigado continua foragido. As investigações tiveram início no dia 17 de novembro de 2023, após uma locadora de veículos realizar uma denúncia, informando que estariam sendo vítimas de estelionato.

“A dupla criminosa era de Guarapari e tinha como modus operandi alugar veículos em locadoras, utilizando nomes e dados verdadeiros, para poder passar credibilidade, porém após realizar o aluguel, os criminosos forjavam um roubo ao carro. Os investigados chegavam a registrar boletins de ocorrência com informações falsas”, explicou o titular da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), delegado Luiz Gustavo Ximenes.

Após roubar os veículos, eles enviavam os carros para países da América do Sul, principalmente para a Bolívia. “Em alguns países vizinhos é possível regularizar carros furtados ou roubados, por isso acabam sendo destinos procurados entre os criminosos. Até o momento, nenhum carro foi recuperado”, ressaltou o delegado Luiz Gustavo Ximenes.

Durante cumprimento de um mandado de busca e apreensão, foram apreendidos na residência dos suspeitos, máquinas de cartões de crédito, aparelhos celulares, notebooks, cartões de crédito, cheques, documentos que serão encaminhados para análise, para verificação de possíveis fraudes, além de uma arma de fogo calibre 380 e munições 9 milímetros.

“Identificamos também um boletim de ocorrência registrado pela dupla no Estado de São Paulo, evidenciando que os suspeitos também se deslocavam para cometer o crime em outras regiões”, informou o delegado.

O detido vai responder pelos crimes de furto qualificado mediante fraude, concurso de pessoas, falsa comunicação de crime e posse ilegal de arma de fogo.

Texto: Beatriz Paoliello, Estagiária – Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi).

Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Olga Samara / Matheus Foletto