18/06/2024 11h20

Operação integrada ‘Tarega’ mira combate ao comércio ilegal de fios e materiais furtados na Serra

Uma ação integrada entre as forças de segurança foi deflagrada, na manhã da última quinta-feira (13), em bairros do município da Serra. A Operação ‘Tarega’ tem como objetivo o combate ao furto, principalmente, de fiação elétrica, ação que causa prejuízos a empresas e população. Cerca de 600 quilos de cabos metálicos foram apreendidos e seis proprietários de ferros-velhos foram conduzidos.

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio dos 10º, 12° e 13° Distritos Policiais da Serra, coordenam o cumprimento de dez mandados de busca e apreensão em locais que comercializam esse tipo de material, com apoio ainda da Guarda Municipal e equipes de fiscalização da Prefeitura da Serra, além de militares do Corpo de Bombeiros.

"Este ano, observamos um aumento expressivo nos furtos de cabos de energia em toda a Grande Vitória. Existem dois tipos de furtos: pequenos, praticados geralmente por pessoas em situação de rua em troca de drogas; e grandes, que envolvem 100, 200, 300 metros de cabos metálicos. Estes são realizados por pessoas com conhecimento técnico e logística, muitas vezes funcionários de terceirizadas dessas operadoras ou mesmo de empresas terceirizadas. Estamos investigando ativamente esses casos", disse o delegado Josafá Silva, titular dos 10º, 12° e 13° Distritos Policiais da Serra.

Cerca de 600 quilos de cabos metálicos foram apreendidos. “A telefonia, a internet e a TV a cabo utilizam o mesmo cabo. Quando esse cabo é retirado pela operadora ou por uma terceirizada, ele deve ser enviado para centros de reciclagem em São Paulo ou Rio de Janeiro. Esse cabo não pode ser comercializado em ferros-velhos. Quando encontramos esse cabo em um ferro-velho, sabemos que é de origem ilícita. Eles compram o cabo, removem a capa e queimam o plástico para obter o cobre. Ao encontrarmos esse material em ferros-velhos, já identificamos o crime de receptação, pois aquele cobre é proveniente de furto", afirmou o delegado.

“O problema é que esses furtos de fios prejudicam o trabalho de todos, afetando a televisão, o pessoal em casa, hospitais e escolas. Isso causa um dano incalculável para toda a população, pois ficamos sem internet. Muitas pessoas dependem da internet para trabalhar e estudar. Precisamos combater esses furtos para impedir que isso continue acontecendo", completou Josafá

Seis proprietários de ferros-velhos foram conduzidos para ao Distrito Policial da Serra, localizado no bairro Jardim Limoeiro e 3ª Delegacia Regional da Serra. “Um dos conduzidos era uma espécie de gerente e informou que o proprietário do ferro-velho estava viajando. Foi apresentada parte da documentação do material apreendido, que será melhor analisada com a Instauração de Inquérito Policial, quando interrogaremos o proprietário e outros funcionários responsáveis pelas compras feitas pelo ferro-velho”, explicou o delegado Josafá Silva.

Os seis conduzidos foram liberados para responder, inicialmente, em liberdade e o material apreendido foi encaminhado para a perícia da Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES), com a continuidade das investigações pela Delegacia.

Histórico:

Operação Tarega I: Na ação realizada no dia 20 de outubro de 2021, três proprietários de ferros-velhos foram detidos. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em ferros-velhos na Serra, onde foram apreendidos diversos metros de fio de cobre e hidrômetro.

A ação ocorreu nos bairros Rosário de Fátima, Novo Horizonte, Jardim Tropical e Jardim Limoeiro. Foram apreendidos 81 hidrômetros, seis partes metálicas de hidrômetros, 100 quilos de cobre, 10 quilos de fio de cobre, além de 40 quilos de cobre de mel e uma caderneta de anotações.

Operação Tarega II: Na ação realizada no dia 02 de junho de 2022, foram detidos três empresários e apreendido mais de uma tonelada de fios de cobre. Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em ferros-velhos suspeitos de receptar produtos de furto, nos bairros de Manoel Plaza, São Diogo II, Jardim Limoeiro, Novo Horizonte e em Vila Nova de Colares, na Serra.

Operação Tarega III: Na ação realizada no dia 20 de outubro de 2022, foi detido um homem de 40 anos, proprietário de um ferro-velho, de 40 anos, e apreendeu 47 quilos de fios de cobre. Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em ferros-velhos suspeitos de receptar produtos de furto, nos bairros de José de Anchieta, Jardim Tropical, Vila Nova de Colares, Santo Antônio e São Domingos, todos na Serra.

Operação Tarega IV, V, VI e VII: Durante o ano de 2023, foram realizadas quatro outras fases da Operação Tarega, mas nada de ilícito ou prisões foram realizadas.

Tarega: A operação leva o nome de Tarega que é sinônimo da palavra ferro-velho, local onde ocorrem as fiscalizações.

Texto: Olga Samara Gomes

Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834