29/08/2022 17h10 - Atualizado em 19/12/2022 13h26

Operação Maria da Penha: PCES e PMES realizam projeto itinerante para orientar sobre violência doméstica

Teve início nesta segunda-feira (29), no município de Colatina, o Projeto “Divisão Especializada de Atendimento à Mulher e Deam's Itinerante”, com ações de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, coordenado pela Divisão Especializada de Atendimento à Mulher (DIV-Deam). O projeto faz parte das ações nacionais da Operação Maria da Penha, iniciada em agosto e que prossegue durante todo o mês de setembro.

A ação será realizada nos municípios de Colatina, Santa Maria de Jetibá, Marechal Floriano, Jaguaré, Vila Valério, Sooretama, Afonso Cláudio, Mimoso do Sul, Cachoeiro de Itapemirim e em Conceição do Castelo, até o dia 22 de setembro.

Na edição deste ano, o projeto conta com a participação da Patrulha Maria da Penha, da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária (DDHPC) e da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo (PMES).

O Programa Patrulha Maria da Penha foi instituído por meio da Lei Estadual n° 10.585/2016 e está presente nos 78 municípios do Estado. Seu papel é fiscalizar o cumprimento da Medida Protetiva de Urgência (MPU) e acompanhar a situação dessa mulher. Os militares que atuam na Patrulha também fazem a prevenção secundária na tentativa de impedir que ocorram novas violações ou descumprimentos da medida”, disse o major Rone Frederico Coutinho, chefe da Divisão de Direitos Humanos da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária.

Em Colatina, a equipe instalou a Delegacia Móvel, que está na Praça do Sol Poente, de 9h as 14h, realizando uma ação preventiva, de orientação, educação e atendimento à população, de maneira integrada entre as Polícias Civil e Militar, com a integração e apoio da Prefeitura Municipal.

De acordo com a chefe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher da Polícia Civil, delegada Cláudia Dematté, o objetivo é trabalhar na prevenção da violência doméstica, orientar e dialogar com a população – com mulheres, homens, e alunos das escolas do município –, sobre a Lei Maria da Penha e o enfrentamento à violência contra a mulher.

“Além de dialogar e orientar, ações como essas trabalham na desconstrução da cultura machista ainda existente na sociedade. Por meio desse programa vamos realizar ações itinerantes no interior do Estado para enfrentamento à violência contra a mulher, alcançando também os municípios que não têm Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher. O objetivo é trabalhar na prevenção dessa violência, bem como aproximar a polícia da população”, afirmou a titular da DIV-Deam.

Agenda:

29 de agosto - Colatina

30 de agosto - Santa Maria de Jetibá

1º setembro - Marechal Floriano

12 de setembro - Jaguaré

14 de setembro- Vila Valério

15 de setembro – Sooretama

19 de setembro - Afonso Cláudio

20 de setembro - Mimoso do Sul

21 de setembro - Cachoeiro de Itapemirim

22 de setembro - Conceição do Castelo

Operação Maria da Penha

A Operação Nacional Maria da Penha é comandada pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seospi). No Espírito Santo, conta com a coordenação operacional da chefe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher da Polícia Civil, delegada Cláudia Dematté.

Texto: Olga Samara Gomes e Priscila Barcelos

Comunicação Interna – (27) 3137-9024

Matheus Zardini / Olga Samara

(27) 3636-1574 / (27) 99297-8693 / (27) 3636-1536 / (27) 99846-1111

Além da parte de orientação, as vítimas têm disponível a Delegacia Móvel para registrar Boletins de Ocorrência, bem como solicitar Medida Protetiva.

Agenda:

29 de agosto - Colatina