Governo do Estado do Espírito Santo
24/07/2025 13h58

Operação Ponto Final 05: Polícia Civil cumpre mandados e prende suspeito de extorsão e roubos no Terminal de Carapina  

Nesta quinta-feira (24), a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio dos 12º e 13º Distritos Policiais da Serra, realizou a 5ª fase da Operação 'Ponto Final', no bairro Novo Horizonte, na Serra. Durante a ação, foi cumprido um mandado de prisão temporária contra um homem de 22 anos suspeito de envolvimento em roubos a transporte coletivo e extorsão mediante sequestro, crimes investigados a partir do Terminal de Carapina. A operação teve como objetivo desarticular a organização criminosa responsável por ameaçar a segurança dos usuários do transporte público na região.

O delegado Josafá Silva, titular dos 12º e 13º Distritos Policiais da Serra, informou que o homem apresenta diversas passagens pela polícia. "São passagens por furtos em estabelecimentos comerciais, roubos em via pública, furto de veículo, roubos em transporte coletivo e extorsões mediante sequestro. Desde à adolescência", disse.

De acordo com o delegado, a última prisão ocorreu no início do ano passado, quando foi detido em flagrante por extorsão mediante sequestro. "Após cumprir nove meses de prisão, ele foi liberado, mas voltou a praticar crimes contra o patrimônio, culminando na prisão atual", detalhou.

A prisão desta quinta-feira (24) está relacionada a um crime ocorrido no dia 02 de julho, quando o suspeito abordou um jovem dentro do Terminal de Carapina por volta das 18 horas. "Simulando estar armado, ele obrigou a vítima a sair do terminal e entregar o celular. Durante cerca de uma hora, o suspeito intimidou a vítima, alegando ser membro da facção criminosa PCC e ameaçando-a de morte. Além disso, o jovem foi coagido a realizar diversas transferências via PIX para a conta do investigado", explicou Josafá Silva.

Ainda segundo o delegado, no curso das investigações foram obtidas imagens de câmeras de monitoramento de rua, que registraram toda a ação criminosa. "Juntamente com os comprovantes das transferências de PIX e o reconhecimento por fotografia, conseguimos provas cabais do envolvimento do detido na ação criminosa, e assim representamos na Justiça pela sua prisão”, destacou o delegado Josafá Silva.

A equipe policial se deslocou à residência onde o suspeito foi localizado e não ofereceu resistência. Após os procedimentos legais, o suspeito foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.


Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com    

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard