Governo do Estado do Espírito Santo
22/07/2025 12h40 - Atualizado em 22/07/2025 12h43

Operação Terra Segura termina com seis prisões e apreensão drogas na Grande Terra Vermelha

Cerca de 160 agentes de segurança das forças estaduais e do município de Vila Velha deflagraram, na manhã desta segunda-feira (21), a operação integrada Terra Segura. Foram 19 mandados de prisão e 15 checagens de denúncias nos bairros que compõem a região da Grande Terra Vermelha, área que vinha registrando conflitos ligados à disputa pelo tráfico de drogas nas últimas semanas.

Ao todo, seis pessoas foram presas, sendo duas delas por cumprimento de mandados de prisão e outras quatro em flagrante. Foram apreendidas ainda porções de cocaína, crack e maconha, além de dinheiro e um telefone celular. Todo o material e os detidos foram levados ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em Vitória.

Participaram da ação policiais da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), das Polícias Militar (PMES) e Civil (PCES) do Espírito Santo, além de militares do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), da Polícia Penal do Espírito Santo (PPES) e agentes da Guarda Municipal de Vila Velha (GMVV). A operação contou ainda com o apoio de uma aeronave do Núcleo de Operações em Transporte Aéreo (NOTAer).

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, destacou a importância da ação integrada. “O governador Renato Casagrande nos pediu uma mobilização especial para cessarmos os confrontos na região e, desde a semana passada, reforçamos o patrulhamento ostensivo. Agora, chegamos na parte de ações de inteligência, com o cumprimento de mandados de prisão específicos. Agradeço a todas as forças que participaram, integradas, com o mesmo objetivo, que é levar mais tranquilidade aos moradores da Grande Terra Vermelha”, afirmou Damasceno.

O subsecretário de Estado de Inteligência da Sesp, Romualdo Gianórdoli, reforçou que, desde o começo da Força Tarefa, a situação foi controlada nos bairros da região cinco, sendo que os conflitos foram cessados.

“A gente conseguiu trazer uma certa tranquilidade de volta, com um trabalho integrado, qualificado e seguiremos assim, enquanto precisar. Dentro do programa Estado Presente em Defesa da Vida, temos um monitoramento constante desses conflitos e não vamos tolerar que se coloque em risco a vida da população”, alertou Romualdo Gianórdoli.

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com   

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard