Governo do Estado do Espírito Santo
15/07/2022 11h30 - Atualizado em 13/12/2022 11h38

Operação Vastum apreende cerca de três toneladas de fios de cobre

A Polícia Civil do Estado Espírito Santo (PCES) deflagrou, entre a manhã dessa terça-feira (12) e a madrugada dessa quarta-feira (13), a Operação Vastum, nos municípios da Grande Vitória. Ao todo, 13 pessoas foram conduzidas para as delegacias e cinco presas em flagrante delito. As equipes apreenderam mais de duas toneladas de produtos como fios de cobre, fios de alumínio e fios elétricos diversos.

As investigações apontaram que os conduzidos são suspeitos de receptarem produtos de furto ou roubo. A operação foi realizada pelas Delegacias Regionais (DR) de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Guarapari, com apoio da Guarda Municipal de Vitória (GMV), Polícia Militar do Estado Espírito Santo (PMES) e Corpo de Bombeiros Militar (CBMES).


A major da Polícia Militar, Samiramis Baldotto, explicou que devido ao grande número de furtos acontecendo em Vila Velha, apurações já tinham sido iniciadas a respeito do fato. “Levantamentos de informações foram feitos sobre os possíveis locais que estavam fazendo a receptação. Montamos a operação e com o serviço de inteligência conseguimos identificar os principais horários de movimentação dos suspeitos”, disse.

Durante a ação, aproximadamente 400 quilos de fios de cobre de uma operadora de telefonia, por meio de denúncias, que informavam que pessoas estavam cortando os fios dos postes e levando para o bairro Cobilândia, em Vila Velha.

Segundo o titular da DR de Vila Velha, delegado Marcelo Nolasco, as equipes policiais tinham detectado que vários ferros-velhos estavam funcionando durante a madrugada. “Ficar aberto durante a madrugada é crime durante a legislação municipal. A operação foi deflagrada nesse horário, porque já tínhamos a certeza do funcionamento deles”, pontuou.

"Em Vila Velha, três estabelecimentos estavam funcionando de forma irregular.  O Coro de Bombeiros, com base nas medidas de segurança contra incêndio e nas cobranças dos alvarás, foi até o local para verificar se o estabelecimento está funcionando de forma irregular”, informou o Capitão do CBMES, Manicini.

Os presos foram encaminhados ao Sistema Prisional. 
 

Texto: Brenda Corti, estagiária da Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi) 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
imprensa.pc@pc.es.gov.br
 

Informações à Imprensa:

Matheus Zardini / Olga Samara  

(27) 3636-1574 / (27) 99297-8693 / (27) 3636-1536 / (27) 99846-1111
comunicapces@gmail.com

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard