Governo do Estado do Espírito Santo
14/12/2018 16h47

“Papo de Responsa” é levado a cinco mil alunos da rede municipal de Vila Velha

Os policiais civis que integram o “Papo de Responsa” encerraram, nessa quarta-feira (12), as atividades deste ano em oito escolas da rede municipal de Educação de Vila Velha. Ao longo do segundo semestre de 2018, cerca de cinco mil adolescentes do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental foram contemplados com o projeto. O evento de encerramento ocorreu na Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Aylton de Almeida, no bairro Ilha da Jussara, no município.

Aderiram ao projeto as unidades de ensino: Paulo Sérgio Borges, no bairro João Goulart; Aly da Silva, no bairro Balneário Ponta da Fruta; Aylton de Almeida, no bairro Ilha da Jussara; Governador Christiano Dias Lopes, no bairro São Conrado; Alger Ribeiro Bossois, no bairro Cidade da Barra; Tuffy Nader, no bairro Barra do Jucu; Senador João de Medeiros Calmon, no bairro Parque das Gaivotas; e Professor Rubens José Vervloet Gomes, no bairro Soteco.

De acordo com a integrante da equipe do Papo de Responsa, investigadora Danielle Leonel, foi um dia de muita emoção. “O encerramento contou com a presença de alunos, professores e integrantes do corpo técnico da escola. Assim como em todas as outras unidades de ensino, nós entregamos a placa da Polícia Civil em homenagem aos alunos que participaram do projeto. Sempre é um momento muito tocante para todos”, relata Danielle.

A investigadora também conta que as atividades fazem parte de uma parceira firmada entre a Academia de Polícia (Acadepol) e o setor de Atendimento Escolar Disciplinar (Saed). “Eles nos procuraram para que pudéssemos levar o projeto até os alunos. O que demonstra, mais uma vez, a visibilidade que o Papo vem adquirindo em todo o Estado e no País. Nós atuamos com o intuito de evitar que esses jovens entrem em contato com a criminalidade ”, conclui.

 

Papo de Responsa

Adotado há cinco anos pela Polícia Civil do Estado, o Papo de Responsa atua em áreas de maior vulnerabilidade social, realizando um trabalho de educação social nas escolas públicas.

O projeto foi criado por policiais civis do Rio de Janeiro. Em 2013, a Polícia Civil do Espírito Santo, por meio de policiais da Academia de Polícia (Acadepol) capixaba, conheceu o programa e, em parceria com a polícia carioca, trouxe para o Estado.

Papo de Responsa é um programa de educação não formal que, por meio da palavra e de atividades lúdicas, discute temas diversos como prevenção ao uso de drogas e a crimes na internet, bullying, direitos humanos, cultura da paz e segurança pública, aproximando os policiais da comunidade e, principalmente, dos adolescentes.

O projeto funciona em três etapas e as temáticas são repassadas pelo órgão que convida o Papo de Responsa, como escolas, igrejas e associações, dependendo da demanda da comunidade. No primeiro ciclo, denominado “Papo é um Papo”, a equipe introduz o tema e inicia o processo de aproximação com os alunos.

Já na segunda etapa, os alunos são os protagonistas e produzem materiais, como músicas, poesias, vídeos e colagens de fotos, mostrando a percepção deles sobre a problemática abordada. No último processo, o “Papo no Chão”, os alunos e os policiais civis formam uma roda de conversa no chão e trocam ideias relacionadas a frases, questões e músicas direcionadas sempre no tema proposto pela instituição. Por fim, acontece um bate-papo com familiares dos alunos, para que os policiais entendam a percepção deles e também como os adolescentes reagiram diante das novas informações.

 

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna - (27) 3137-9024

Agente de Polícia Fernanda Pontes

imprensa.pc@pc.es.gov.br

Texto: Fernanda Pontes

 

Atendimento à Imprensa

Olga Samara - (27) 3636-1536/ (27) 99846-1111

Patrick Pereira - (27) 3636-9928/ (27) 99297-8693

comunicapces@gmail.com

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard