Governo do Estado do Espírito Santo
30/05/2019 17h18 - Atualizado em 03/06/2019 19h05

PC conclui inquérito sobre três homicídios ocorridos na Serra

A equipe da Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) de Serra concluiu as investigações sobre suspeitos envolvidos em três homicídios. V.G.L., de 25 anos, E.S.S., de 27 anos, e J.A.S.M., de 22 anos, fazem parte de uma associação criminosa da Bahia especializada em homicídio, roubo a bancos e tráfico de drogas. Eles são responsáveis por vários homicídios ocorridos em diversos estados do Brasil.

 

A equipe da DHPP contou com o apoio da Polícia Civil da Bahia e Minas Gerais, assim como da Polícia Militar mineira. As prisões ocorreram no dia 17 de março, na região de São Joaquim de Bicas, em Minas Gerais.

 

No dia 09 de março deste ano, Carlos Costa dos Santos, de 29 anos, foi assassinado em um bar localizado no bairro Novo Horizonte, em Serra. Na mesma data, Ruan Costa Figueiredo, de 23 anos, e Fernando Silva de Oliveira, de 30 anos, desapareceram. O corpo de Fernando foi encontrado um dia após o crime em Praia Grande, município de Fundão. Já o corpo de Ruan foi localizado no dia 11 do mesmo mês, na Rodovia Audifax Barcelos, no município de Serra.

 

Segundo o delegado adjunto da DHPP, Ramiro Pereira Diniz Neto, a partir das investigações, suspeitou-se que os três homicídios pudessem estar relacionados. “As três vítimas eram da cidade de Itamaraju, no Estado da Bahia, além disso, os calibres utilizados nos crimes eram os mesmos. Nós entramos em contato com a Polícia Civil da Bahia e constatamos que as vítimas eram envolvidas com o tráfico de drogas daquele estado. Os policiais da DHPP iniciaram as diligências para identificar os suspeitos e descobriram que eles integram uma facção criminosa rival à facção das vítimas”, explicou.

 

A partir das diligências, os policiais descobriram que os três suspeitos haviam sido detidos na cidade de São Joaquim de Bicas, em Minas Gerais. “Eles foram encontrados quando se preparavam para roubar uma casa lotérica da região, portando as armas utilizadas nos homicídios. Imediatamente demos cumprimento aos mandados de prisão expedidos em razão do triplo homicídio ocorrido em Serra e enviamos uma equipe de policiais para buscar as armas. O exame de micro comparação balística confirmou que o armamento apreendido foi utilizado no crime”, destacou Ramiro Pereira Diniz Neto.

 

O delegado afirmou que, de acordo com outras provas técnicas, foi possível provar a participação dos três detidos nos homicídios. V.G.L., E.S.S. e J.A.S.M. saíram da cidade de Itamaraju, na Bahia, no dia 06 de março, ficaram em São Mateus, no Espírito Santo, até a data do crime, vieram para Serra no dia 09 do mesmo mês e, após cometerem os crimes, retornaram para São Mateus. Lá permaneceram mais dois dias e, no dia 11, foram para o Estado de Minas Gerais.

 

O responsável pelas investigações contou que I.F.S., de 31 anos, é líder do grupo e mandante do crime. “O suspeito está detido no presídio Nelson Hungria, localizado na região de Contagem, em Minas Gerais. O alvo principal dos suspeitos teria sido Carlos Costa Santos, que é inimigo do chefe da associação criminosa. Para cometer o assassinato, os autores capturaram Ruan e Fernando e os torturaram para que dissessem a localização de Carlos. Os detidos assassinaram o alvo principal e, em seguida, as outras duas vítimas, como forma de queima de arquivo”, relatou.

 

V.G.L., E.S.S. e J.A.S.M. efetuaram os homicídios em locais diferentes para tentar dificultar as investigações. “As torturas e execuções foram filmadas pelos criminosos e as imagens foram divulgadas em diversas cidades da Bahia. O grupo que os suspeitos fazem parte é sediado em Itamaraju, no mesmo Estado, e tem conexões com outras organizações”, afirmou Ramiro Diniz.

 

V.G.L., E.S.S., J.A.S.M. e I.F.S., que já estava preso, foram indiciados por tortura, três homicídios qualificados e organização criminosa. Os detidos nesta operação foram encaminhados para apenitenciária de Ribeirão das Neves, em Minas Gerais.

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna - (27) 3137-9024

Agente de Polícia Fernanda Pontes

imprensa.pc@pc.es.gov.br

 

Atendimento à Imprensa

Olga Samara - (27) 3636-1536/ (27) 99846-1111

comunicapces@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard