01/02/2018 15h12 - Atualizado em 01/02/2018 17h09

PC prende integrantes de organização criminosa suspeita de desviar dinheiro de impostos em Ecoporanga

Uma organização criminosa suspeita de desvio de dinheiro de pagamento de impostos municipais foi presa pelos policiais civis da 14ª Delegacia Regional de Barra de São Francisco na manhã dessa quarta-feira (31).  Cinco pessoas, dentre elas dois funcionários públicos municipais de Ecoporanga, foram detidos na operação “Miragem”.

V.N. C., é fiscal de arrecadação e V. N. C., é técnico contábil, ambos funcionários públicos efetivos do município de Ecoporanga. Os dois foram detidos na sede do Núcleo de Arrecadação Municipal (NAC), no Centro da cidade. Além deles, também foi preso L. F. A., despachante credenciado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES). A prisão dele foi efetuada também no Centro do município. “Ele é apontado como o líder da organização”, afirmou o titular da 14ª Delegacia Regional de Barra de São Francisco e responsável pela operação, delegado Juliano Batista Fernandes.

Ainda foram presos W. M., despachante em regularização de imóveis, detido em casa no Centro de Ecoporanga e V. S. P., funcionária contratada pelo Detran e que atuava no posto de atendimento do município. Ela foi presa também em casa localizada no bairro Vale Encantado.

“Essa organização criminosa se especializou no desvio de pagamentos de impostos e taxas que deveriam ser recolhidos aos cofres do Município, por meio de falsificações de autenticações mecânicas nos documentos de arrecadação municipal, baixas indevidas no sistema de arrecadação e avaliações abaixo do valor fixado na tabela de referência de imóveis estabelecida pelo Poder Executivo Municipal”, explicou o delegado.

De acordo com o delegado, as investigações duraram aproximadamente 90 dias. “Recebemos uma denúncia via Ministério Público e passamos a investigar. No curso das investigações, descobrimos a participação da funcionária contratada do Detran/ES, que atuava facilitando e agilizado o tramite de procedimentos requeridos pelos despachantes em troca do recebimento de valores em dinheiro”, contou.

Durante a operação foram cumpridos mandados de busca e apreensão na Prefeitura Municipal, no NAC e na residência dos investigados, onde foram apreendidos vários materiais de origem suspeita, bem como lacres, tarjetas e placas utilizadas em processos de transferências de veículos, além de duas armas de fogo, munições e documentos.

Durante o depoimento, os dois funcionários públicos efetivos da Prefeitura de Ecoporanga confessaram o crime.   Os detidos foram encaminhados para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de São Domingos do Norte e V. S. P. foi transferida para o Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL).

A operação contou com o apoio de policiais das Delegacias de São Gabriel da Palha, Mantenópolis, Pinheiros, Alto Rio Novo, Ecoporanga e Barra de São Francisco.

Agente de Polícia Fernanda Pontes

Texto: Fernanda Pontes