A equipe da 10ª Delegacia Regional de Anchieta concluiu o inquérito policial que investigou organizações criminosas no município. No total, 23 pessoas, de três grupos diferentes, foram indiciadas por tráfico de drogas e homicídios em nove bairros da região de Anchieta.
“As ações policiais resultaram na diminuição de 50% dos homicídios no município. Em 2018 foram registrados oito crimes contra a vida, em Anchieta. Já em 2019, tivemos quatro registros desse mesmo delito. Esse resultado pode ser atribuído às operações realizadas pela delegacia e com o apoio da Polícia Militar”, informou o chefe da Regional, delegado Marcos Nery Filho.
As informações do inquérito, relatado na última quinta-feira (06), mostraram que os investigados cometeram homicídios, consumados e tentados, além de diversas ameaças e constrangimentos aos moradores do município. “Os suspeitos agiam sempre com a finalidade de amedrontar a população. Em um dos crimes, um corpo foi encontrado carbonizado, com os pés amarrados e sinais de tortura, na localidade conhecida como Chapada do A”, destacou Nery.
O delegado informou ainda que o primeiro grupo atuava nos bairros de Nova Anchieta e Guanabara, e o segundo agia nas localidades de Benevente, Alvorada, Nova Jerusalém, Nova Esperança e no Centro. Já as regiões de Praia de Parati e Ubu eram comandadas pela terceira organização criminosa.
“Diante da gravidade dos fatos, a liberdade dos investigados gerava perigo para a população. Portanto, foram cumpridos 20 mandados de prisão preventiva. Eles responderão por crimes de tráfico de drogas, associação ao tráfico, homicídios e posse e porte de arma de fogo”, disse o delegado.
Os detidos foram encaminhados ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Guarapari. Já as mulheres foram conduzidas à Penitenciária Feminina de Cariacica (PFC), onde permanecem à disposição da Justiça.
Texto: Fernanda Pontes
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Agente de Polícia Fernanda Pontes
Atendimento à Imprensa:
Olga Samara/ Camila Ferreira
(27) 3636-1536/ (27) 99846-1111/ (27) 3636-9928 / (27) 99297-8693