Governo do Estado do Espírito Santo
19/09/2025 17h44

PCES conclui inquérito sobre homicídio de trabalhador terceirizado da EDP em Zumbi dos Palmares

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vila Velha, concluiu o inquérito que investigou o homicídio do trabalhador terceirizado da EDP, Luciano de Souza Andrade, de 41 anos. O trabalhador foi morto no dia 10 de julho deste ano com um tiro no abdômen durante um ataque promovido por traficantes no bairro Zumbi dos Palmares, em Vila Velha. No decorrer das investigações, um dos executores foi preso pela Guarda Municipal de Vila Velha (GCMVV). O outro executor e quatro indivíduos apontados pela investigação como mandantes do ataque estão foragidos.

Os detalhes da investigação foram divulgados em coletiva de imprensa nessa quinta-feira (17), na Chefatura da Polícia Civil, em Vitória.

O delegado-geral da PCES, José Darcy Arruda, lamentou o crime. “Essa região sofreu muitos ataques, nessa ocasião estava tendo um intenso ataque de organizações criminosas rivais e as forças de segurança interviram. Esse rapaz morreu de uma forma trágica. Ele estava trabalhando. É lamentável tirar a vida de uma pessoa que tinha a vida toda pela frente”, disse o delegado-geral.

O crime ocorreu em julho deste ano, quando a vítima realizava uma instalação no alto de um poste no bairro Zumbi dos Palmares. Luciano foi atingido por um tiro no abdômen, chegou a ser socorrido com vida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital.

O adjunto da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa e Vila Velha, delegado Cleudes Junior, relatou que o ataque foi promovido por integrantes da facção criminosa Primeiro Comando de Vitória (PCV). Segundo ele, os disparos tinham como alvo um carro que adentrava no bairro, mas acabaram atingindo Luciano, que não tinha qualquer envolvimento com o tráfico.

A DHPP iniciou as diligências ainda no mesmo dia e identificou os dois suspeitos do crime.

“As investigações continuaram e, no dia posterior, a Guarda Municipal de Vila Velha, ao tentar abordar um veículo, foi surpreendida com quatro indivíduos armados. Houve um princípio de confronto, um deles foi alvejado e morto, já o outro era o homem de 29 anos, que promoveu o ataque em Zumbi dos Palmares”, explicou o delegado Cleudes Junior.

Na ocasião, o suspeito foi conduzido para a DHPP de Vila Velha, sendo lavrado o flagrante pelo homicídio. Durante as investigações, a equipe identificou os mandantes do ataque, que também estariam envolvidos em outros ataques na região.

“As investigações apontaram quatro mandantes, que seriam lideranças das regiões do Beco do Alemão e do Pingo d’Água. No final do inquérito, nós indiciamos e representamos pela prisão preventiva de todos. Atualmente, eles são réus, foram denunciados, a denúncia foi recebida, e a prisão preventiva dos quatro mandantes e dos dois executores foi deferida”, disse o delegado Cleudes Junior.

O delegado destacou ainda que surgiram boatos de que Luciano teria envolvimento com o tráfico, mas a polícia descartou totalmente essa hipótese.

“Após alguns dias da prisão, surgiram boatos relatando que esse trabalhador tinha envolvimento com o tráfico e que seria uma execução. Essa hipótese foi totalmente descartada, não tivemos nenhum tipo de informação que confirmasse essa suposição. Na verdade, o ocorrido foi uma fatalidade. Estavam promovendo um ataque contra possíveis rivais e a vítima acabou, de forma inocente, sendo alvejada. Inclusive há informações de que ele era conhecido como pastor de uma igreja da região”, afirmou o delegado.

As investigações também apontaram que o veículo que seria o alvo dos disparos pertencia a um motorista de aplicativo, que igualmente não tinha ligação com o tráfico.

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard