Governo do Estado do Espírito Santo
06/01/2026 14h59

PCES conclui investigação sobre esquema de extorsão virtual e indicia três pessoas em Venda Nova do Imigrante

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Venda Nova do Imigrante, concluiu, nessa segunda-feira (05), a investigação que apurou um caso de extorsão praticado em ambiente virtual, baseado na exigência de dinheiro para que não fossem divulgadas informações de cunho íntimo da vítima. Três pessoas foram indiciadas.

O caso foi registrado na unidade em setembro do ano passado e revelou a existência de um esquema organizado e especializado em extorsões virtuais. Por meio de um site de conteúdo sexual, as vítimas iniciavam interações acreditando tratar-se de uma profissional do sexo. No entanto, essa abordagem funcionava como isca para a obtenção de informações pessoais e registros visuais das vítimas, que posteriormente eram coagidas a pagar quantias significativas em dinheiro, sob a ameaça de terem seus dados e imagens divulgados na internet e a familiares.

“Com o início das investigações, foram realizadas diligências com o objetivo de identificar os autores e demais circunstâncias do crime, além da possível recuperação dos valores extorquidos. No mês de dezembro, identificamos que os supostos autores, duas mulheres, de 34 e 41 anos, e um homem, de 37 anos, seriam os mesmos investigados na Operação Luxúria, deflagrada pela Delegacia de Polícia de Vila Valério”, disse o titular da Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Venda Nova do Imigrante, delegado Eduardo Oliveira.

As investigações demonstraram que o grupo criminoso tinha uma estrutura e organização complexas, com diversos integrantes, o que possibilitava o funcionamento de uma verdadeira engrenagem criminosa.

“Essa atuação garantia uma vida de luxo e requinte aos principais envolvidos. Estima-se que o grupo tenha movimentado cerca de R$ 600 mil com a prática criminosa. Concluída a investigação, foi determinado o indiciamento dos três envolvidos pelos crimes de extorsão majorada, associação criminosa e lavagem de capitais”, informou o delegado.

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com     

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard