Uma retroescavadeira foi recuperada no início da tarde dessa terça-feira (08), em Nova Venécia, durante uma operação integrada da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Nova Venécia, com o apoio do Serviço de Inteligência do 2º e do 12º Batalhão da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O maquinário havia sido furtado de uma obra localizada na rodovia ES-440, no bairro Bebedouro, em Linhares, e foi localizado em uma propriedade rural no município de Nova Venécia.
O furto foi comunicado à Polícia Civil nessa segunda-feira (07), após o representante de uma empresa de locação constatar que a máquina, que havia sido deixada estacionada no canteiro de obras ao término do expediente na última sexta-feira (04), não se encontrava mais no local ao retornar após o fim de semana.
As investigações apontaram que a retroescavadeira foi retirada do local por um caminhão que realizou o transporte do equipamento entre Linhares e Nova Venécia.
“O proprietário do veículo de transporte informou que o serviço de frete foi contratado por um homem que alegou ter locado o equipamento. O contratante do frete relatou ter negociado a locação do maquinário por R$ 18 mil mensais, apresentando uma nota fiscal compatível com a plaqueta de identificação da máquina, além de um contrato ainda pendente de assinatura. Segundo ele, a negociação foi realizada por meio de um grupo de WhatsApp com um indivíduo que indicou o local onde o equipamento estaria. No dia combinado, ele foi conduzido até o ponto de retirada por outro homem que se apresentou como familiar do suposto proprietário da máquina”, explicou o titular da Delegacia Especializada de Investigações Criminais de Nova Venécia, delegado Rufino Emanuel.
Durante a identificação veicular, foi constatada adulteração na etiqueta de identificação da retroescavadeira, que divergia do número gravado na estrutura. Além disso, os adesivos originais estavam cobertos por outros de marca diferente, indicando tentativa de ocultação da origem do equipamento.
Diante dos fatos, o maquinário foi apreendido e o responsável pela locação conduzido à Delegacia Regional de Nova Venécia, onde foi apresentado à autoridade policial para os procedimentos cabíveis. Ele foi ouvido e liberado, já que, naquele momento, não foram identificados elementos suficientes para a prisão em flagrante. "A situação está sendo apurada como possível estelionato, tendo o conduzido como vítima", explicou o delegado Rufino Emanuel.
As investigações prosseguem para identificar todos os envolvidos na ação criminosa.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com