Governo do Estado do Espírito Santo
01/07/2025 12h28 - Atualizado em 01/07/2025 16h27

PCES, PMES e GMVV recuperam bicicletas elétricas furtadas em loja na Praia da Costa

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do 6º Distrito Policial (DP) de Vila Velha, em conjunto com a Guarda Municipal de Vila Velha (GMVV), com apoio da Polícia Militar do Espírito santo (PMES), recuperou, na última quinta-feira (26), quatro bicicletas elétricas durante uma operação realizada no bairro Residencial Jabaeté, em Vila Velha. Oito adolescentes e dois homens foram conduzidos à delegacia.

As bicicletas haviam sido furtadas durante a madrugada de quinta-feira (26), em uma loja localizada na Praia da Costa, em Vila Velha. Ao todo, 12 bicicletas elétricas, avaliadas em cerca de R$ 144.000,00, foram levadas do estabelecimento.

Ainda durante a madrugada, equipes da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) recuperaram outras cinco bicicletas elétricas na região da Grande Terra Vermelha. Um adolescente de 15 anos foi apreendido no bairro Jabaeté e confessou ter participado do furto.

As informações do caso foram apresentadas em coletiva de imprensa na sexta-feira (27), na Chefatura da Polícia Civil.

O titular do 6º Distrito Policial de Vila Velha, delegado Marcelo Cavalcanti, relatou em detalhes sobre o caso. “Após tomarmos conhecimento do fato, as forças de segurança se integraram e, na manhã do dia seguinte, a Polícia Militar apreendeu cinco bicicletas e um adolescente. A Polícia Civil, por meio do 6º e 8º Distritos Policiais que compõem a região de Vila Velha, teve êxito para deter esses indivíduos, sendo oito adolescentes e dois adultos”, informou.

“As investigações apontam que um adolescente foi responsável por idealizar essa ação. Eles escolheram especificamente uma loja e, a partir disso, ele foi captando outros indivíduos para efetuar o furto qualificado. As imagens nos chocam: vemos adolescentes em contexto social que nos entristece muito, mas temos que ressaltar a resposta que foi dada, em menos de 24h partes dos autores estavam presos. A ação aponta que participaram pelo menos de 15 a 20 indivíduos”, disse o delegado Marcelo Cavalcanti.

O superintendente de Polícia Regional Metropolitana (SPRM), delegado Ícaro Ruginski, lamentou o ocorrido. “Lamentavelmente ocorreu esse episódio em que diversas pessoas se reuniram, danificaram um estabelecimento comercial e subtraíram diversas bicicletas elétricas. Isso mostra também a degradação dos valores familiares, éticos e morais que acabam resultando no comportamento desses adolescentes, um comportamento desviante e criminoso”, pontuou o delegado Ícaro Ruginski.

O superintendente ainda destacou a ação das forças de segurança durante a operação. “É importante destacar a ação das forças de segurança, que, de imediato, a Polícia Militar deu resposta na apreensão de um adolescente e recuperou seis bicicletas. A Polícia Civil junto com a Guarda Municipal deu início à investigação, identificou outros dez indivíduos, entre eles oito adolescentes e dois adultos, e recuperou outras quatro bicicletas. Foram dez bicicletas recuperadas e onze indivíduos identificados. É uma resposta das forças de segurança a um crime lamentável que aconteceu em Vila Velha”, destacou Ruginski.

O delegado orienta as vítimas de furto e roubo a registrarem o boletim de ocorrência. “A Polícia Civil pede para que as pessoas que são vítimas de furto ou de roubo para que registrem o boletim de ocorrência, identificando o máximo de características possíveis da bicicleta. Além disso, cada bicicleta elétrica tem um número, e esse número será utilizado posteriormente no caso dessa bicicleta ser recuperada para que ela possa ser restituída ao seu legítimo proprietário. É importante o proprietário ter a nota fiscal da bicicleta, mas, em casos que o dono não tiver esse documento, ele poderá procurar a delegacia, apresentar o registro da ocorrência e identificar a propriedade daquela bicicleta. Isso será o suficiente também para restituir ao proprietário”, ressaltou.

“Esses dados gerados pelas ocorrências registradas são importantes tanto para as forças de segurança que atuam de forma preventiva, a Polícia Militar e a Guarda Municipal, que terão o mapeamento dos maiores índices de criminalidade, quanto também para a Polícia Civil, que, a partir do registro de ocorrência, dará início às investigações, possibilitando identificar os autores e recuperar esses objetos subtraídos”, completou o delegado Ícaro Ruginski.

Oito adolescentes, de 17, 16, 16, 17, 14, 15, 15 e 15 anos, e dois homens, de 18 anos, foram conduzidos à Delegacia Especializada do Adolescente em Conflito com a Lei (Deacle). Os oito adolescentes foram autuados por ato infracional análogo ao crime de furto qualificado cometido durante o repouso noturno, com rompimento de obstáculo e concurso de pessoas. Eles foram encaminhados ao Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase).

Os dois indivíduos maiores de idade foram autuados em flagrante por furto qualificado cometido durante o repouso noturno, com rompimento de obstáculo e concurso de pessoas e corrupção de menores. Ambos foram encaminhados ao sistema prisional.

 

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com   

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard