Governo do Estado do Espírito Santo
21/10/2024 17h32

PCES prende chefe do tráfico do bairro São Geraldo em Cariacica

Foto: Adorisio Leal
coordenador da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e chefe do DEHPP, delegado Ricardo Almeida; delegado-geral adjunto da Polícia Civil (PCES), José Lopes; coordenador do Centro de Inteligência e Análise Telemática (Ciat), Alan Moreno de Andrade e, delegada Larissa Bussular, do Centro de Inteligência e Análise Telemática (Ciat).

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Centro de Inteligência e Análise Telemática (Ciat), da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) e do Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa (DEHPP), com o apoio da Subsecretaria de Inteligência (Sei) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), prendeu, na última quarta-feira (16), Rhuan Cannygia Chenneman Batista, vulgo “Peida Leite”. A prisão foi realizada no bairro Ataíde, em Vila Velha.

As investigações apontaram que Rhuan é membro da alta hierarquia do Primeiro Comando de Vitória (PCV), no bairro Bonfim. Atualmente, ele comandava o tráfico do bairro São Geraldo, em Cariacica, e alguns pontos no bairro Aribiri, em Vila Velha.

“Durante os trabalhos de inteligência levantados pelo Ciat, conseguimos chegar a um possível paradeiro do Rhuan. Mobilizamos uma equipe e realizamos uma campana no local. Chegamos por volta das duas da manhã e, somente por volta de 19 horas, conseguimos ter a confirmação da presença dele no local. O indivíduo não reagiu e indicou onde estava a arma de fogo”, explicou o coordenador do Centro de Inteligência e Análise Telemática (Ciat), delegado Alan Moreno de Andrade.

De acordo com a investigação, o indivíduo passou a assumir outras funções na organização criminosa após a prisão de Fernando Moraes Pereira Pimenta, vulgo “Marujo”. “A função do Rhuan era expandir o tráfico de drogas do Primeiro Comando de Vitória (PCV) para outras regiões de Vila Velha. A presença dele ali trazia legitimidade das ordens que os líderes da facção davam na região”, disse o delegado Alan Moreno de Andrade.

Prisões importantes

Além da prisão de Rhuan, a equipe do Ciat realizou duas prisões importantes na última semana. A primeira foi a de Felipe Dias do Espírito Santo, vulgo “B2”. Ele foi preso no dia 08 de outubro, no bairro André Carloni, na Serra. Com ele, foi apreendida uma pistola calibre 9mm, além de dois carregadores e 52 munições.

“O Felipe era um indivíduo de confiança do ‘Marujo’. Era um dos poucos que tinha ciência do bunker onde o traficante foi encontrado em março deste ano. Temos informações de que ‘Marujo’ continuava a se comunicar com Felipe”, disse Alan Moreno de Andrade.

Já no dia 10 de outubro, foi preso André Israel Xavier Cruz, vulgo “CH”, no bairro Cocal, em Vila Velha. Durante as investigações desencadeadas pelo Ciat, ficou comprovado que indivíduo é o responsável por gerir in loco comunidades que estão sob o comando de Wagner Mendes, conhecido como "Dedego", um dos líderes do PCV, e de Gleydson Luiz de Oliveira, vulgo “Gleicinho”, ambos presos na Penitenciária de Segurança Máxima II (PSMA II).

“As comunidades geridas por CH são Cobi de Cima, Cobi de Baixo, Morro da Boa Vista, Alvorada, em Vila Velha. Já no município de Cariacica, os bairros são Vasco da Gama, Sotelândia e Jardim Botânico. O investigado também era um dos responsáveis em gerir o avanço do Primeiro Comando de Vitória (PCV) no município de Vila Velha, na tentativa de tomar comunidades, por meio dos combates armados, que, até então, são controladas pelo Terceiro Comando Puro (TCP), como Sagrada Família, Argolas, Morro do Boa Vista, Vila Garrido”, pontuou o delegado.

Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard