Governo do Estado do Espírito Santo
06/01/2026 14h57

PCES prende na Serra um dos criminosos mais procurados do Estado

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa (DEHPP), em ação conjunta com a Subsecretaria de Inteligência (SEI) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), a Superintendência de Polícia Especializada (SPE) e a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), efetuou a prisão de um homem de 30 anos que figurava na lista dos mais procurados do Estado. O indivíduo exercia função de relevância na organização criminosa conhecida como Terceiro Comando Puro (TCP).

A prisão ocorreu na última sexta-feira (02), no bairro Jardim Limoeiro, na Serra, após trabalho de inteligência que possibilitou a identificação do paradeiro do investigado.

Outras informações sobre a ação foram divulgadas durante coletiva de imprensa realizada nessa segunda-feira (05), na Chefatura da Polícia Civil, em Vitória.

O delegado-geral da PCES, José Darcy Arruda, destacou a importância da prisão e a atuação integrada das forças de segurança. “Foi uma prisão muito importante, resultado de uma ação em equipe. O alvo tinha grande relevância na cadeia do crime, inclusive maior que a do Marujo”, afirmou.

Segundo o delegado-geral, a atuação do suspeito causou impactos diretos na economia local, com extorsões em comunidades e fechamento de empresas que não suportavam as extorsões praticadas pelo indivíduo.

“Esperamos que os confrontos diminuam após essa prisão e que as extorsões no Estado cessem. O suspeito era um dos principais alvos do Governo Federal e agora será encaminhado ao sistema prisional”, completou Arruda.

O subsecretário de Inteligência da Sesp, delegado Jordano Leite, informou que o suspeito já vinha sendo monitorado e que, com o apoio de uma denúncia anônima recebida por meio do Disque-Denúncia 181, foi possível chegar à localização do investigado.

“A informação foi apurada, acionamos a Polícia Civil, por meio da Core, que confirmou a presença do suspeito no local. A prisão foi realizada sem reação e com êxito, graças também à colaboração da população”, explicou.

De acordo com Jordano Leite, toda a ação foi concluída em menos de três horas, em razão da mobilização prévia da equipe de inteligência que já acompanhava os passos do investigado.

O coordenador da Core, delegado André Luís Ribeiro da Costa, detalhou que houve planejamento operacional específico para o cumprimento do mandado de prisão.

“Foi realizado um planejamento operacional para o cumprimento das medidas de prisão contra o suspeito sendo montada uma missão própria para a captura do indivíduo”, destacou.

Ainda segundo André Luís, além do mandado de prisão em razão da evasão do sistema prisional, o suspeito foi preso em flagrante por posse de arma de fogo de uso restrito, com diversos carregadores.

O chefe do DEHPP, delegado Fabrício Dutra, ressaltou a alta periculosidade do investigado, que estava evadido do sistema prisional e tinha diversos mandados de prisão em aberto. “Ele é apontado como narcotraficante da facção TCP, com base no Estado do Rio de Janeiro, atuando como elo entre o Espírito Santo e o Rio de Janeiro”, pontuou Dutra.

Após os procedimentos de praxe, o investigado foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça.

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com       

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard