A Polícia Civil do Estado do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa de Viana (DHPP), com apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) e do Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa (DEHPP – Siplan), prendeu, na manhã desta sexta-feira (13), um homem de 27 anos, durante operação realizada nos bairros Itapemirim e Castelo Branco, em Cariacica. Ao todo, participaram da ação 21 policiais civis.
De acordo com a chefe da DHPP de Viana, delegada Suzana Garcia, a prisão é resultado de inquérito instaurado para apurar homicídio qualificado consumado em contexto de “acerto de contas” praticado por organização criminosa. "O crime teve início no bairro Castelo Branco, em Cariacica, e foi consumado na localidade de Tanque, zona rural de Viana, no mês de outubro de 2025. A vítima de 36 anos foi morta em circunstâncias relacionadas à atuação de grupo criminoso", disse a delegada.
Concluída a fase inicial das investigações, a autoridade policial representou por medidas cautelares, sendo deferidos pela Justiça mandado de prisão, cinco mandados de busca e apreensão domiciliar e levantamentos de sigilo, todos sob segredo de justiça.
Durante o cumprimento do mandado de busca na residência utilizada pelo investigado e sua companheira, no bairro Itapemirim, as equipes localizaram o alvo no pavimento superior do imóvel. No local, foram apreendidos uma pistola calibre 9 mm, diversos carregadores — inclusive alongados —, 36 munições do mesmo calibre, além de balaclava, coldre e um caderno com anotações relacionadas ao tráfico de drogas.
O investigado admitiu estar com a arma e dos carregadores e foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, sem prejuízo do cumprimento da prisão cautelar decretada no âmbito do inquérito de homicídio.
"Os elementos colhidos ao longo da investigação, indicam que o detido ocupa posição de destaque na facção criminosa denominada Terceiro Comando Puro (TCP), com atuação predominante na região de Rio Marinho e no chamado “Beco do Aranha”, em Castelo Branco, no município de Cariacica. Além dos crimes atualmente investigados — homicídio qualificado, organização criminosa e delitos conexos —, o investigado tem registros anteriores por tráfico de drogas, porte e posse ilegal de arma de fogo e homicídio, reforçando o histórico de reiteração delitiva no contexto do crime organizado", disse a delegada Suzana Garcia.
Após os procedimentos de praxe, o preso foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça. As investigações prosseguem, sob sigilo, a fim de não comprometer os trabalhos investigativos e em cumprimento às determinações judiciais.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com