04/06/2024 18h09

PCES prende suspeito de estupros em ação integrada

Foto: Adriana Nascimento Amaral

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), em uma ação integrada da Divisão de Inteligência da PCES, da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher (Div-DEAM), do Centro de Inteligência e Análise Telemática (Ciat) e da Delegacia de Polícia (DP) de São Gabriel da Palha, prendeu, no dia 20 de maio, um homem de 24 anos, investigado por estuprar uma jovem de 18 anos no bairro Itacibá, em Cariacica, no dia 26 de abril. A prisão ocorreu no município de São Gabriel da Palha, em cumprimento a mandado de prisão preventiva.

O suspeito também é investigado por outro crime de estupro envolvendo uma adolescente de 17 anos, que chegou a ser ameaçada com o uso de uma faca. O crime ocorreu no dia 06 de abril, também no bairro Itacibá, região onde o autor do crime reside. O caso foi investigado pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).

O resultado da investigação e prisão foi apresentado em coletiva de imprensa, que ocorreu na manhã dessa segunda-feira (03), na Chefatura de Polícia Civil, em Vitória.

“A prisão só foi possível graças ao auxílio do cerco de inteligência, ferramenta disponibilizada pelo Estado. Por meio dessa prisão, interrompemos um ciclo de crimes sexuais em série”, declarou o delegado-geral da Polícia Civil (PCES), José Darcy Arruda.

Segundo a chefe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher, delegada Cláudia Dematté, no dia do crime, a vítima de 18 anos estava caminhando em direção à escola, quando foi abordada pelo suspeito, que estava em uma motocicleta. “O investigado chegou a proferir ameaças e obrigou a vítima a subir na garupa, levando-a até a casa dele, onde a estuprou. Após o crime, o autor levou a vítima de volta à região da escola, onde de imediato ela foi buscar ajuda com os funcionários do colégio”, informou.

As investigações tiveram início após a equipe policial receber a ocorrência da Secretaria de Educação (Sedu), informando o caso de estupro. “Por meio do cerco de inteligência e de imagens de vídeo monitoramento, a equipe conseguiu averiguar o momento em que o autor se deslocou com a vítima na garupa, sendo possível identificar a placa da motocicleta e com a ajuda da descrição da vítima, a identidade do suspeito”, informou o chefe da Divisão de Inteligência (DI) da PCES, delegado Eduardo Arcos.

“Após a imagem do suspeito repercutir nos veículos de comunicação, ele foi identificado no dia 29 de abril por populares e linchado. O investigado chegou a ser encaminhado à delegacia, porém ainda não havia sido expedido o mandado de prisão. Por isso, ele acabou sendo liberado após o depoimento. No dia 06 de maio, foi expedido o mandado de prisão temporária, mas o autor já havia se evadido da cidade”, relatou a delegada Cláudia Dematté.

Ainda por meio do Cerco de Inteligência, foi averiguado que o veículo do suspeito estaria localizado no município de São Gabriel da Palha, constatando que o autor poderia estar se escondendo na casa de familiares. “Seguindo o monitoramento do veículo, foi constatado que no dia da prisão o autor se deslocou até Cariacica e que estaria voltando para São Gabriel da Palha. Com isso, realizamos uma campana na entrada da cidade e, no momento em que a motocicleta cruzou a divisa do município, a equipe efetuou a abordagem. O pai do suspeito que estava pilotando a moto auxiliou a equipe informando a localização do foragido”, completou o titular da Delegacia de Polícia de São Gabriel da Palha, delegado Valdimar Chieppe.

O autor do crime foi localizado e preso em uma zona rural do município. O detido foi encaminhado para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de São Domingos do Norte.

Texto: Beatriz Paoliello, Estagiária - Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi).

Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Olga Samara / Matheus Foletto