A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia de Polícia (DP) de Castelo, com o apoio da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), realizou, na última quarta-feira (22), uma operação que cumpriu mandado de prisão preventiva e de busca e apreensão em desfavor de um homem de 33 anos.
A ação ocorreu na residência do suspeito, localizada no bairro Castelo III, em Castelo, e resultou na prisão em flagrante do suspeito por posse ilegal de munição de arma de fogo.
Durante a ação, foram apreendidos um coldre, munição, balaclava, pinos vazios, drogas, peças de motocicletas, baterias automotivas, celular e cartões de terceiros. De acordo com o titular da Delegacia de Polícia de Castelo, o delegado Estêvão Oggione Leite, o mandado foi expedido pelo Juízo da Comarca de Castelo e está relacionado a um roubo praticado pelo detido e um comparsa em novembro de 2024.
“A vítima relatou que foi abordada por dois indivíduos em uma motocicleta, que a ameaçaram, simulando estarem armados, e subtraíram sua moto e uma quantia em dinheiro”, explicou o delegado Estêvão Oggione Leite.
Na operação, os policiais localizaram diversos objetos de procedência suspeita e materiais ilícitos. Entre os itens apreendidos estão um coldre para revólver; uma munição calibre .32; uma balaclava; diversos pinos de cocaína vazios; porções de maconha; várias peças de motocicletas, incluindo retrovisores, lâmpadas de farol, um painel de moto e três baterias automotivas; um dichavador de maconha; um celular da marca Motorola; um cartão de alimentação e um cartão de conta corrente em nome de terceiros.
O delegado Oggione destacou que, embora os pinos de cocaína estivessem vazios, eles podem subsidiar uma investigação sobre possível envolvimento do suspeito em tráfico de drogas. “Além disso, as baterias automotivas apreendidas estão sendo analisadas quanto à possibilidade de serem provenientes de atividades criminosas”, informou.
Ainda de acordo com o titular da DP de Castelo, o detido apresenta um extenso histórico criminal, incluindo registros por furto, roubo, tráfico de drogas e adulteração de sinais identificadores de veículo. “Ele já foi preso em flagrante em 2021 e 2024, cumprindo pena em regime semiaberto. Por isso, a prisão preventiva foi decretada para garantir a ordem pública e evitar a reiteração de crimes”, afirmou Oggione.
O suspeito foi autuado em flagrante por posse ilegal de munição de arma de fogo de uso permitido. Após os procedimentos legais, foi encaminhado à Penitenciária Regional de Cachoeiro de Itapemirim, onde permanece à disposição da Justiça.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com