A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia de Polícia (DP) de Santa Maria de Jetibá, em conjunto com o Departamento de Narcóticos (Denarc), deflagrou, nesta quarta-feira (30), uma operação para cumprimento de mandados de prisão preventiva e busca e apreensão nos municípios de Santa Maria de Jetibá e Serra. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Criminal de Santa Maria de Jetibá, referente a uma tentativa de homicídio, sequestro e associação criminosa que ocorreu no dia 28 de maio, no Centro da cidade de Santa Maria de Jetibá.
Durante a ação, um homem de 31 anos foi preso. A prisão ocorreu sem resistência e também foi apreendido um aparelho celular. Além da prisão, três indivíduos foram conduzidos durante o cumprimento dos mandados em Santa Maria de Jetibá, onde foram apreendidas pequenas quantidades de maconha. Eles assinaram um termo circunstanciado (TC) por posse de drogas para consumo próprio e foram liberados após assumirem o compromisso de comparecer em juízo.
No bairro Planalto Serrano, no município da Serra, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, porém sem apreensões.
Todo o material recolhido durante as buscas, incluindo os aparelhos eletrônicos, será submetido à análise técnica para extração de dados que possam contribuir para a continuidade das investigações. O preso permanece à disposição da Justiça para audiência de custódia.
O crime:
O caso foi registrado no dia 28 de maio, no Centro da cidade de Santa Maria de Jetibá. As vítimas compareceram ao destacamento da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) para relatar que um de seus filhos havia sido sequestrado após ser surpreendido por indivíduos armados enquanto se encontrava na residência de uma jovem, cujo nome não foi informado.
De acordo com o relato, o jovem foi forçado a entrar em um veículo de cor prata, por um homem conhecido por envolvimento com o tráfico de drogas na região. A motivação para o crime seria uma possível dívida relacionada ao uso de entorpecentes. Ele foi levado até uma localidade no interior do município, onde foi ameaçado de morte. Segundo os sequestradores, a intenção era executá-lo e abandonar o corpo em uma área de mata.
Posteriormente, o grupo retornou e foi surpreendido por rivais armados em um veículo branco, dando início a uma troca de tiros. Aproveitando o momento de distração, a vítima conseguiu escapar, correndo em direção oposta aos disparos, sendo localizada por policiais militares nas proximidades de uma capotaria.
Em diligência pelo local, as equipes policiais encontraram o veículo supostamente utilizado no sequestro. O automóvel estava com vidros e portas abertos e com o capô ainda quente, indicando uso recente. O carro foi apreendido e removido ao pátio credenciado do Detran, por ter sido utilizado na prática criminosa e por estar estacionado em local irregular, em frente a uma rampa de acesso para pedestres.
Durante a varredura na área, foram localizadas cápsulas deflagradas de pistola calibre .380 e dois projéteis deformados. Segundo o relato da vítima, o sequestro ocorreu após ela ter prestado serviços de entrega de drogas a um grupo criminoso rival ao dos autores do crime, o que teria motivado a tentativa de execução.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com