A Polícia Civil (PCES), por meio da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vitória, realizou, na manhã desta terça-feira (31), uma operação contra uma organização criminosa que atua no bairro Andorinhas, em Vitória. A ação, que teve o apoio da Diretoria de Operações Táticas (DOT), da Secretaria da Justiça (Sejus), resultou na prisão de duas pessoas e na apreensão de entorpecentes e munições.
Sete mandados judiciais de busca e apreensão domiciliar, e dois mandados de prisão temporária, todos expedidos pela 1ª Vara Criminal do município de Vitória, foram cumpridos em decorrência do homicídio consumado de um homem de 37 anos, morto com diversos tiros na cabeça. Fato ocorrido no dia 27 de junho, no bairro Andorinhas, na Capital. O crime foi motivado pela disputa do tráfico de drogas. Os autores desconfiavam que a vítima passava informações para traficantes do Morro do Macaco, que é o grupo criminoso rival do tráfico de Andorinhas.
Durante as diligências, um homem de 22 anos, suspeito de ser um dos autores do homicídio, foi preso em cumprimento de mandado de prisão temporária. Após a realização de buscas na residência dele, foram localizados cinco munições, sendo quatro munições calibre .40 e uma munição calibre .380, todas intactas, dois coldres e um porta carregador, balança de precisão e uma quantia de R$ 874,00 em espécie. Além do cumprimento do mandado, o homem foi autuado em flagrante por posse de munições.
No segundo endereço, ainda alvo da operação, um homem de 21 anos e uma mulher de 19 anos foram detidos e, com eles, foram apreendidos drogas e material para embalo de entorpecentes. A mulher foi ouvida e liberada e o homem foi autuado em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.
De acordo com o titular da DHPP de Vitória, delegado Marcelo Cavalcanti, a operação aconteceu após vários tiroteios que foram registrados na cidade. “Os suspeitos fazem parte de uma associação criminosa. O líder desse grupo foi preso em uma operação policial realizada pelo Departamento Especializado de Investigações Criminais, a Deic, em abril. Esse grupo criminoso tem como área principal de atuação o bairro Andorinhas, sendo responsável por promover diversos confrontos armados no município, especialmente no bairro Itararé, fatos que ocasionaram inúmeros homicídios, consumados e tentados, que já se encontram em apuração”, explicou o delegado.
Após os procedimentos de praxe, os capturados foram encaminhados ao Centro de Triagem de Viana (CTV), onde permanecerão à disposição da Justiça.
Texto: Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi)
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Atendimento à Imprensa
Olga Samara/ Camila Ferreira
(27) 3636-1536/ (27) 99846-1111/
(27) 3636-9928 / (27) 99297-8693