Governo do Estado do Espírito Santo
12/04/2023 18h27

Polícia Civil apreende 136 quilos de maconha e 31 frascos de fentanil em Cariacica

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Departamento Especializado em Narcóticos (Denarc), realizou uma operação a fim de apurar uma suposta base utilizada por traficantes para armazenar drogas e materiais ilícitos diversos, na zona rural próxima à Reserva Biológica Duas bocas, em Cariacica. A operação aconteceu no dia 10 de fevereiro desde ano.

Durante a ação, foram apreendidos 136 quilos de maconha, 31 frascos de fentanil, 2.500 pinos de cocaína cheios, milhares de pinos vazios, 13 quilos de mistura para cocaína, dez camisas estampadas com o nome da Polícia Civil e duas balanças de precisão. Nenhum suspeito foi detido.

O titular do Departamento Especializado em Narcóticos, delegado Tarcísio Otoni, informou que foi a primeira vez que o Denarc apreendeu essa quantidade de fentanil no Estado.

“Chamou atenção o fato de aprendermos uma droga até então pouco usual no Espírito Santo, o fentanil. Esse é um opioide depressor do sistema nervoso central e é altamente viciante. Ela é utilizada injetável ou em comprimidos. Os estudos apontam que o fentanil é cem vezes mais forte que a morfina”, contou o delegado Tarcísio Otoni. Ele disse ainda que, no ano passado, foram registradas mais de 100 mil mortes envolvendo essa droga nos Estados Unidos.

“É a droga que mais causa morte nos Estados Unidos. Lá, eles vivem uma verdadeira epidemia desse tipo de drogas. O crack está para o Brasil e o fentanil está para os Estados Unidos. Vamos dar início a uma linha de investigação para entendermos se essa substância está entrando aqui no Estado por demanda de usuários de drogas ou se esses traficantes querem de fato introduzir esse entorpecente causando ainda mais danos à população“, acrescentou o delegado.

A adjunta do Denarc, delegada Larissa Lacerda, ressaltou que a operação que resultou na apreensão das drogas foi um desdobramento da ação que ocorreu no dia 19 de janeiro, em Vila Velha.

“A partir das informações do setor de inteligência, identificamos um local no bairro Xuri, em Vila Velha, que era utilizado como laboratório de drogas. Porém, esse local estava recém-abandonado. Porém, em duas ações, no dia 10 de fevereiro, conseguimos apreender esse material”, contou a delegada Larissa Lacerda. 

Texto: Patrick Pereira 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
imprensa.pc@pc.es.gov.br

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Patrick Pereira
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693 
comunicapces@gmail.com  

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard