16/11/2017 15h01

Polícia Civil apresenta suspeito de sequestrar criança em Viana

O suspeito de sequestrar a menina Thayná Andressa de Jesus, de 12 anos, foi apresentado na terça-feira (14) durante coletiva de imprensa realizada na Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), em Vitória. A.L.F., de 54 anos, foi preso por policiais civis da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) nessa segunda-feira (13), em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A criança foi sequestrada no dia 17 de outubro no bairro Universal, em Viana, e o suspeito do crime estava foragido desde o dia 27, quando foi decretada a prisão dele.

Durante a coletiva de imprensa o chefe da Polícia Civil, delegado Guilherme Daré, parabenizou o trabalho realizado pelos policiais civis na elucidação desse caso. “Essa prisão só foi possível graças ao trabalho incansável dos nossos policiais que, desde que tomaram conhecimento do fato, iniciaram as investigações, que contaram com muita inteligência policial e ainda com a integração de outras instituições, como a Brigada Militar, o Departamento Estadual do Narcotráfico e a Polícia Civil do Rio Grande do Sul. Não podemos esquecer também do apoio que tivemos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do nosso Estado, que também nos ajudaram muito nesse caso”, destacou.

De acordo com o titular da DHPP e responsável pelo caso, delegado José Lopes, A.L.F. estava escondido em uma pensão localizada no Centro de Porto Alegre. “Após identificarmos quem era o suspeito, divulgamos a foto dele para as Polícias Civis do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul, locais onde ele já possui passagens pela polícia. Depois disso, obtivemos a informação que ele estava escondido no Rio Grande do Sul onde o filho dele mora. Com apoio do Departamento do Narcotráfico gaúcho, os policiais conseguiram localizá-lo hospedado em uma pensão, mas, durante a operação realizada no último dia 06 para prendê-lo, ele conseguiu fugir pelo telhado, porém todos os documentos dele foram apreendidos. No dia seguinte, policiais civis da nossa equipe foram para o Sul do país para intensificar as investigações a fim de localizá-lo. Após isso, a Brigada Militar começou a fazer buscas pela região e, durante o patrulhamento, ele foi localizado no meio da rua”, contou.

No Espírito Santo participaram das investigações policiais das Delegacias de Crime Contra a Vida (DCCV) de Serra, Cariacica, Vitória, Guarapari e Viana, da Delegacia Especializada de Homicídio Contra a Mulher (DHPM), da Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente (DPCA), da Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes Eletrônicos (DRCE), do Núcleo de Repressão às Organizações Criminosas (Nuroc) e da Delegacia Antissequestro (DAS). Já no Rio Grande do Sul participaram a Brigada Militar e a Polícia Civil, por meio do Departamento Estadual do Narcotráfico (Denarc).

“Durante o depoimento, ele negou que tenha cometido o crime. Ele disse que Tayná se afogou, após abrir a porta do carro e ir correndo em direção à lagoa. Ele ainda quis me convencer que ele foi seduzido por ela a praticar relação sexual em troca de dinheiro. Ele é uma pessoa dissimulada, que tem uma mente muito criativa. Não dá para acreditar na versão que ele dá ao fato. Vamos continuar as investigações para elucidar o caso”, afirmou o delegado.

O investigado foi encaminhado para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Viana, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Entenda o caso

Thayná desapareceu no dia 17 de outubro no bairro Universal, em Viana. Um vídeo mostra a menina no bairro conversando com o motorista e entrando no veículo, que pertence à namorada de A.L.F.

A prisão do suspeito foi decretada pela Justiça no dia 27 de outubro e, desde então, A.L.F. estava foragido.

Segundo o levantamento feito pela polícia, A.L.F. possui 22 passagens pela polícia só no Rio Grande do Sul, entre elas a prática de crimes como estelionato, extorsão, receptação, ameaça e tentativa de homicídio.  “Até novembro do ano passado, ele estava preso pelo crime de homicídio, quando foi liberado pela Justiça”, afirmou o delegado.

Além disso, ele também é apontado como suspeito de ter abusado sexualmente de uma menina de 11 anos, crime ocorrido três dias antes do desaparecimento de Thayná.

“Ele utilizou o mesmo carro e abordou a vítima no mesmo bairro em Viana. A menina tinha saído para ir ao supermercado e o suspeito ofereceu uma carona, mas logo depois ele desviou o caminho e cometeu o abuso”, contou José Lopes

Agente de Polícia Fernanda Pontes

Texto: Fernanda Pontes