Governo do Estado do Espírito Santo
27/08/2025 06h00

Polícia Civil celebra Dia do Psicólogo

Um atendimento acolhedor, uma escuta qualificada, um olhar empático, profissional e ético. Essa é a rotina daqueles que atuam diariamente para promover a saúde mental e o cuidado com as pessoas. Nesta quarta-feira (27), a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) presta homenagem a todos os psicólogos da Instituição.

O Dia do Psicólogo é celebrado anualmente em 27 de agosto, data que marca a regulamentação da profissão no Brasil, em 1962, pela Lei nº 4.119. Desde 2016, a data foi oficialmente instituída por meio da Lei nº 13.407, reconhecendo a atuação dos profissionais que contribuem para a promoção da saúde mental e para a melhoria da qualidade de vida da sociedade.

Na Polícia Civil, os psicólogos assumem papéis fundamentais tanto no atendimento ao público externo quanto no cuidado com a saúde mental dos servidores.

Esses profissionais atuam em unidades, como o Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (Neam), na Seção de Projetos Educacionais, Prevenção e Estudo da Violência (SPEV-DIV-DEAM), na Divisão de Promoção Social (DPS), na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e na Delegacia Especializada do Adolescente em Conflito com a Lei (Deacle) – além de atuarem no Instituto Médico Legal (IML), da Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES).

A psicóloga Thaís Alves Vieira, que atua na Delegacia Especializada do Adolescente em Conflito com a Lei (Deacle), explica que o atendimento vai além da escuta inicial, sendo um processo técnico e humanizado que envolve diferentes dimensões.

“O atendimento na Deacle é realizado com uma escuta qualificada e humanizada para pessoas em situação de violência, sejam vítimas, autores de atos infracionais ou seus acompanhantes. Além de acolher, o trabalho técnico busca subsidiar as decisões da autoridade policial, considerando a dimensão subjetiva das pessoas envolvidas. Durante todo o processo, o cuidado ético e técnico é essencial para garantir que os Direitos Humanos sejam respeitados”, destacou Thaís Alves Vieira.

Ela ressalta ainda a importância da atuação em rede: “O atendimento vai além do primeiro contato, envolvendo também um trabalho em parceria com o Serviço Social e a rede de proteção. Essa colaboração é fundamental para oferecer suporte integral e ajudar as pessoas a superar os impactos da violência e da violação de seus direitos.”

Para além do atendimento direto nas unidades policiais, os psicólogos da PCES também desenvolvem projetos voltados à saúde mental dos policiais e familiares, como o “Saúde do Trabalhador”, o “Programa de Reflexão para a Aposentadoria” e o “DPS Itinerante”.

Neste 27 de agosto, a Polícia Civil do Espírito Santo enaltece a todos os psicólogos, profissionais que, com ética e dedicação, atuam no fortalecimento do cuidado humano, dentro e fora da instituição.

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com      

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard