A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) comemora, nesta segunda-feira (04), o Dia do Perito Oficial Criminal (POC), que é o profissional que utiliza de conhecimentos científicos para contribuir com processos de investigação e resolução de crimes.
O perito criminal atua na produção da prova material com análises e exames científicos realizados em locais de crime ou em laboratórios, coleta de dados e informações necessárias aos exames periciais, emissão de laudos, além de realizarem atividades de grande responsabilidade e complexidade técnica.
A perita criminal Carolina Perin Motta trabalha há 11 anos na PCES e explica o papel do perito. “O perito também aplica sua expertise, a fim de fornecer respostas técnico-científicas concretas para subsidiar a elucidação de crimes, identificação de pessoas e fornecer material técnico para auxiliar inquéritos policiais. Cada um deles na sua área de atuação ou especialidade tem papel fundamental para a sociedade, pois é esse o profissional competente para fazer a análise técnica das evidências que são peças-chave para a elucidação de crimes e a identificação de criminoso”, destacou a perita criminal que atua no Laboratório de Necropapiloscopia Forense da PCES.
O profissional está sempre atento para não deixar passar despercebidos os vestígios que podem se tornar provas cruciais na elucidação de um crime. Muitas vezes, verdades encobertas vêm à tona com o trabalho minucioso e altamente qualificado realizado por esses profissionais em prol da Justiça.
Texto: Beatriz Paoliello, Estagiária - Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi).
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com