A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia de Segurança Patrimonial (DSP), concluiu as investigações acerca de uma tentativa de latrocínio ocorrida contra um policial militar no bairro Itapoã, em Vila Velha, no dia 16 de maio deste ano. O suspeito, 23 anos, de ser o autor do crime foi preso pela Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) no dia 18 de julho, após ser perseguido e capotar com o veículo na Avenida Leila Diniz, no bairro Novo México, em Vila Velha.
Os detalhes da investigação foram divulgados em entrevista coletiva, na manhã desta terça-feira (26), na Chefatura da Polícia Civil, em Vitória. Na ocasião, o titular da Delegacia de Segurança Patrimonial, delegado Gianno Trindade, informou que as equipes policiais se deslocaram para o local do fato, analisando todas as imagens de videomonitoramento.
“Uma dessas imagens revelou que o suspeito tinha o braço esquerdo fechado em tatuagens, sendo o ponto inicial da investigação. Somado a isso, recebemos denúncias anônimas e também informações de colaboradores de quem seria o indivíduo procurado”, explicou o delegado Gianno Trindade.
Segundo o responsável pela investigação, durante a prisão realizada pela Polícia Militar, uma arma de cor dourada foi apreendida. Ao prender e qualificar o suspeito, ele foi apresentado às vítimas, que o reconhecem com absoluta certeza, como sendo o autor da tentativa de latrocínio. A arma de fogo também foi reconhecida, tendo sido utilizada no momento dos disparos contra as filhas do policial.
Em depoimento, o suspeito confessou o crime, alegou que já saiu de casa com a intenção de praticar um roubo. O objetivo dele era subtrair o cordão da vítima, que tinha acabado de se exercitar na orla de Vila Velha. “O modus operandi dele é ficar circulando de bicicleta pela orla sem camisa para não chamar atenção das policiais. Porém, a bicicleta dele tinha um cesto onde colocava a arma enrolada na camisa. Só no momento da abordagem que ele retirava essa arma”, informou o delegado.
Os policiais, ao consultarem os antecedentes criminais do suspeito de 23 anos, constaram que ele tem uma ficha criminal extensa por roubo, porte ilegal de arma de fogo, homicídios e tráfico de drogas. No dia da prisão, o homem foi autuado em flagrante pelos crimes de tentativa de homicídio contra agente de segurança, por dirigir veículo automotor sem habilitação e posse ilegal de drogas para consumo próprio.
Ele foi encaminhado para a unidade prisional, ficando à disposição da Justiça. O Inquérito Policial sobre o caso está em andamento e o detido será indiciado pelo crime de tentativa de latrocínio.
Texto: Brenda Corti, estagiária da Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi)
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
Informações à Imprensa:
Matheus Zardini / Olga Samara
(27) 3636-1574 / (27) 99297-8693 / (27) 3636-1536 / (27) 99846-1111