A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do 3º Distrito Policial de Vitória, localizado na Praia do Canto, concluiu a investigação a respeito de um roubo, cometido no dia 09 de fevereiro, a uma loja de eletrônicos no bairro Praia do Canto, em Vitória. Foram identificados três suspeitos, sendo dois homens, de 20 e 25 anos, e uma adolescente.
As últimas diligências foram realizadas na última quinta-feira (25), com o cumprimento de mandados de busca e apreensão nas casas dos investigados, nos bairros Bonfim e Itararé. As buscas tiveram apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), tendo êxito em recuperar os aparelhos eletrônicos roubados.
O resultado das investigações foi apresentado em coletiva de imprensa que ocorreu na manhã dessa segunda-feira (29), na Chefatura de Polícia Civil, em Vitória.
“Nós estamos resgatando a capacidade investigativa dos Distritos Policiais, que atualmente estão recebendo uma melhor capacitação para investigações, o que reflete na diminuição do crime contra o patrimônio”, informou o delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda.
O titular do 3º Distrito Policial, delegado Diego Bermond, relata a dinâmica do crime. “No dia do crime, dois assaltantes se dirigiram até uma loja de eletrônicos, aonde roubaram nove celulares e uma caixa de som, além de fazer uma das vendedoras da loja de refém com o emprego de uma arma de fogo, a obrigando a realizar uma transferência bancária de cerca de R$ 400,00.”
De acordo com as investigações, a transferência foi direcionada até a conta de uma adolescente que fazia parte do grupo criminoso. Por meio de câmeras de videomonitoramento, foi possível averiguar a motocicleta usada no dia do crime e, por meio da placa da moto, chegar até o dono do veículo. “O mesmo não havia participado do crime, apenas emprestou a motocicleta para os colegas criminosos.”, completou o delegado Diego Bermond.
O dono informou para quem havia emprestado a moto e, com isso, a equipe conseguiu identificar o suspeito de 25 anos, que já estava preso pelo crime de tráfico de drogas. A prisão ocorreu no dia 02 de abril. “A equipe o retirou temporariamente da prisão para prestar depoimento, aonde assumiu o crime e revelou a identidade do comparsa de 20 anos. O preso já possuía passagem pelos crimes de porte ilegal de arma, tráfico de drogas e associação ao tráfico.”, ressaltou o delegado.
Ainda de acordo com as investigações, o comparsa de 20 anos teria sido morto no dia 14 de fevereiro, durante um confronto com a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), no bairro Itararé. O suspeito já preso irá responder pelos crimes de roubo duplamente majorado e corrupção de menores. Já a adolescente irá responder por ato infracional análogo ao crime de extorsão majorada e receptação.
Texto: Beatriz Paoliello, Estagiária - Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi).
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com