22/02/2019 16h48 - Atualizado em 22/02/2019 18h14

Polícia Civil dá dicas para o folião curtir o Carnaval com segurança e tranquilidade

Para que os foliões capixabas e turistas que escolheram Vitória para pular o Carnaval curtam a festa com alegria e segurança, o delegado da Divisão Especializada de Furtos e Roubos de Veículos, Érico Mangaravite, responsável pelo plantão durante os desfiles das escolas de samba nesta sexta-feira (22), no Sambão do Povo, dá orientações valiosas

Segundo ele, alguns cuidados já são bastante conhecidos, como evitar portar acessórios de valor ou que chamem atenção e grandes quantias de dinheiro. ”A dica para quem for se divertir nos desfiles é levar apenas os ingressos, um documento de identificação com foto, dinheiro suficiente para o evento e, caso seja necessário, um cartão de crédito ou débito para eventuais despesas”, orienta.

Ele ressalta também que o uso de redes sociais deve ser consciente, já que o folião estará com sua atenção voltada para o celular. "O criminoso, nessas horas, se vale do fator surpresa. Se for fazer postagens, coloque a segurança em primeiro lugar e evite postar fotos de dentro de veículos estacionados ou em locais ermos pode facilitar a ação de bandidos", alerta.

O delegado chama atenção também com os cuidados em relação às crianças. “Elas devem estar sempre acompanhadas por um adulto e identificadas também. É essencial orientá-las para saberem identificar os agentes de segurança e definir um ponto de encontro seguro e de fácil acesso, caso se percam”, enfatiza.

Aglomerações e confusões

Mangaravite explica que é importante evitar locais desertos ou grandes aglomerações, além de ficar atento ao consumo excessivo de bebidas alcóolicas. “Se o cidadão estiver em uma aglomeração, deve manter os objetos de valor próximos ao corpo, evitando a ação de furtadores. Há bandidos extremamente ágeis, que em questão de segundos podem furtar uma carteira ou um relógio no meio da multidão, sem que a vítima note", afirma.

Érico Mangaravite também orienta a evitar confusões e tumultos. “Caso algum desses ocorra, afaste-se, imediatamente do local para sua própria segurança. E se for possível, busque ajuda da Polícia”, alerta.

Trânsito e transporte

Outra dica é priorizar o uso do transporte público ou táxis, serviços via aplicativos e vans fretadas por grupos. "O folião deve fugir dos transportes clandestinos. Para isso, deve estar atento à identificação visual dos táxis, aos dados do veículo e do motorista informados pelo aplicativo e à documentação da van quando for contratado esse serviço. O transporte irregular, além da falta de segurança em sua circulação, também é usado por criminosos para iludir as vítimas, que podem sofrer golpes, roubos e até mesmo crimes sexuais", destaca Érico Mangaravite.

Em relação ao trânsito, o acesso ao Sambão do Povo será fechado durante à tarde e o delegado orienta o folião que deseja usar carro particular a chegar cedo. “Dessa forma, ele poderá escolher um local permitido, seguro e iluminado para estacionar o veículo e ficar tranquilo na hora de embarcar e desembarcar do veículo, sempre com atenção. E lembrar, sempre, que bebida alcóolica não combina com direção", diz.

Respeito e tolerância

O delegado também alerta sobre o crime de importunação sexual. "A cultura de que 'no Carnaval tudo é permitido' é coisa do passado. Não se proíbe a 'paquera' ou a abordagem amistosa, e sim o comportamento inconveniente, desrespeitoso e até mesmo agressivo. O folião deve entender que quando uma mulher diz 'não', tal vontade deve ser respeitada", ressalta.

Por fim, Mangaravite destaca que as palavras de ordem para garantir uma folia tranquila são respeito e tolerância. "O folião deve estar preparado para alguns inconvenientes. A aglomeração de pessoas pode gerar filas, lentidão no trânsito e um ou outro mal-entendido. Nessas horas, o ideal é focar a sua atenção para a festa, para a diversão, e até ceder um pouco se isso for necessário. É melhor perder cinco minutos em uma fila ou ignorar uma provocação do que se envolver em uma briga, cujas consequências serão desagradáveis ou mesmo trágicas. Sabendo respeitar o próximo, o folião conseguirá se divertir sem problemas”, destaca.

E se no meio da folia o cidadão for vítima de roubo/furto ou de qualquer outro tipo de violência, o delegado orienta procurar a ajuda da Polícia. “No caso da Polícia Civil, o 1º Distrito Policial terá uma equipe de plantão para atender as ocorrências relativas aos desfiles”, informa.

No caso de perda ou roubo de documentos, o delegado lembra da Delegacia Online. “Por meio desse serviço, o cidadão pode registrar boletins de ocorrências via Internet, evitando assim que ele se desloque até as unidades policiais. O endereço eletrônico é http://delegaciaonline.sesp.es.gov.br”, afirmou.

Plantão

A partir desta sexta-feira (22), o 1º Distrito Policial de Vitória, responsável pela região de Santo Antônio, vai funcionar em regime de plantão para atender a população durante os dias da folia.  O atendimento começa às 19h e vai até às 07h do dia seguinte. A equipe de atendimento é formada por um delegado, um escrivão e agentes/investigadores de polícia. O mesmo esquema será oferecido na noite de sábado (23).

Texto: Fernanda Pontes
Agente de Polícia Fernanda Pontes