Governo do Estado do Espírito Santo
11/04/2025 06h46

Polícia Civil deflagra 4ª fase da Operação ‘Falsárius’ e apreende documentos falsificados em Vila Velha

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor), deflagrou, na última quinta-feira (03), a 4ª fase da Operação Falsárius, com o objetivo de coibir fraudes contra a Administração Pública. Durante a ação, realizada em uma residência no bairro Rio Marinho, em Vila Velha, foram apreendidos diplomas e certificados de conclusão de cursos em nome de uma suspeita de 53 anos.

A operação Falsárius visa combater práticas fraudulentas envolvendo a apresentação de documentos falsificados, como laudos psiquiátricos, certificados de cursos, diplomas de graduação, exames laboratoriais e toxicológicos adulterados, em processos seletivos para contratação de servidores, recadastramento de taxistas e obtenção de licenças para tratamento de saúde.

Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão, as equipes localizaram no quarto da residência diversos diplomas e certificados de conclusão de curso em nome da investigada, além de declarações e documentos vinculados a processos seletivos. Em outro cômodo, foram encontrados carimbos falsos de médicos, receituários de controle especial em branco e outros documentos utilizados nas falsificações.

 

Falsárius


O nome da operação deriva do latim "Falsarius", que significa falsários ou enganadores, aqueles que falsificam.

A primeira fase da Operação Falsárius foi realizada em 17 de outubro de 2023, quando foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão na Grande Vitória. Até o momento, a operação já cumpriu 21 mandados de busca e apreensão, resultando na apreensão de 16 aparelhos celulares e diversos documentos, diplomas, laudos e exames médicos adulterados e falsificados.

As fraudes envolvem processos seletivos para a contratação de servidores, nos quais candidatos apresentaram documentação falsificada para aumentar suas pontuações, prejudicando outros candidatos e assumindo cargos de forma ilícita. Entre os documentos falsificados estão diplomas de graduação, certificados de cursos, certidões eleitorais, exames laboratoriais e declarações de tempo de serviço.

Ao todo, já foram cumpridos 20 Mandados de Busca e Apreensão com apreensões de 17 celulares e diversos documentos, diplomas, laudos e exames médicos adulterados e falsificados.   

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard