Governo do Estado do Espírito Santo
03/10/2025 17h22

Polícia Civil deflagra Operação Carapebus na Serra contra faccionados envolvidos em ataques a ônibus e tiroteios

Na madrugada desta sexta-feira (03), a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Narcóticos (Denarc), deflagrou a Operação Carapebus, no município da Serra. A ação teve como objetivo o cumprimento de nove mandados de busca e apreensão e de um mandado de prisão contra indivíduos ligados a uma organização criminosa responsável por ataques a ônibus e tiroteios em via pública.

Cinco armas, um simulacro, drogas e rádios comunicadores foram apreendidos. Duas pessoas foram presas, sendo que um homem de 26 anos confirmou que estava guardando armas para uma facção e foi autuado em flagrante por tráfico de drogas, porte ilegal de armas e por integrar organização criminosa. O outro conduzido, de 28 anos, foi atuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. Ambos foram encaminhados ao Sistema Prisional.

“Esse é mais um trabalho do Denarc. Com apoio de outras delegacias e do NOTAer, viemos intervir nesse cenário de guerra de facções que tem vitimado pessoas inocentes, além de outras investidas desses criminosos nesta região. Os presos hoje são indivíduos envolvidos diretamente nessa guerra do tráfico, com passagens por roubo, tráfico e homicídios. Também coletamos informações para, posteriormente, retornarmos à região e dar continuidade a este trabalho”, afirmou o titular do Denarc, delegado Tarcísio Otoni

Foram empenhados cerca de 50 policiais civis das Delegacias de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Homicídios e Proteção à Mulher (DHPM), do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) e do Centro de Inteligência e Análise Telemática (Ciat), além do apoio aéreo do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer).

“O NOTAer atendeu à solicitação do Denarc para prestar o apoio aéreo. Nós acompanhamos as entradas das equipes em quase todos os alvos e fornecemos às equipes que estavam em solo informações sobre indivíduos que estavam atuando naqueles locais, de modo que as equipes já chegaram aos alvos cientes de que haveria a possibilidade de resistência. O objetivo é passar informações que minimizem os riscos para o trabalho dos policiais”, explicou o piloto da PCES no NOTAer, delegado Arthur Bogoni.

As diligências foram realizadas nas regiões do Balneário de Carapebus, Praia de Carapebus e Lagoa de Carapebus, locais que vêm sendo impactados pela atuação violenta da organização criminosa.

Além do cumprimento das ordens judiciais, a operação também teve como objetivo a coleta de dados para aprofundar o conhecimento sobre o território dominado pela facção criminosa, subsidiando futuras investigações e ações de enfrentamento ao crime organizado. Os alvos identificados são apontados como integrantes de um grupo criminoso que têm atuado de forma violenta na região, colocando em risco a segurança da população.

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard