03/05/2024 16h23

Polícia Civil e Guarda Municipal realizam operação para combater furto de fio e cabos em Vitória

Foto: Yean Lee

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do 3º Distrito Policial de Vitória, situado na Praia do Canto, com o apoio da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) da Guarda Municipal de Vitória e da Gerência de Integração e Inteligência, deflagrou, nessa terça-feira (30), uma operação com o cumprimento de três mandados de busca e apreensão no Morro da Garrafa, na Praia do Suá, em Vitória.

Durante as buscas, foram apreendidas dezenas de peças de alumínio, componentes de condensadoras de ar-condicionado, fios de cobre e 12 esguichos reguláveis para hidrante, frequentemente roubados de condomínios para revenda. O resultado da operação foi apresentado em coletiva de imprensa que ocorreu na manhã desta sexta-feira (03), na Chefatura de Polícia Civil, em Vitória.

A ação policial foi desencadeada após relatos de furtos de fios e cabos das vias públicas da Capital, onde os infratores foram flagrados pelas câmeras de videomonitoramento da Prefeitura de Vitória (PMV) transportando os materiais, em carrinhos de supermercado, até o Morro da Garrafa.

O delegado-geral da Polícia Civil (PCES), José Darcy Arruda, destacou que essa operação é crucial para a sociedade, e que a PCES está focando nos crimes secundários. “A Polícia Civil realizou estudos que mostram a importância de combater empresas clandestinas ou irregulares que recebem produtos furtados, pois a pena para esse tipo de crime é significativamente maior do que para os criminosos que praticam furtos menores, como celulares, botijas de gás ou bicicletas. Ao direcionar esforços para reprimir a receptação, cuja pena máxima é de até um ano, podemos desestimular o crime de furto”, salientou.

“Essa abordagem é resultado de uma integração entre a Polícia Civil, a Guarda Municipal e a Secretaria de Segurança do município de Vitória, e será estendida para outras cidades da Região Metropolitana da Grande Vitória. Essa cooperação entre as forças de segurança beneficia diretamente a população capixaba”, completou José Darcy Arruda.

A operação, segundo ele, surgiu por meio de levantamentos da inteligência da Guarda Municipal de Vitória. "A ação teve início com levantamento de inteligência sobre furtos na região do Recife de Vitória, especialmente nos prédios de Santa Helena e do Córrego. A inteligência monitorou para onde os materiais furtados estavam sendo levados. Identificamos o ponto exato e agimos com eficácia, obtendo informações cruciais. Essa operação, mais uma vez em parceria com a Guarda Municipal, não interfere em suas atividades rotineiras de patrulhamento e acompanhamento de ocorrências. Esta semana, prendemos 10 quilos de fios furtados ao vivo. É uma operação importante, fruto da colaboração entre a Guarda e a Polícia Civil", disse o secretário municipal de Segurança Urbana de Vitória, Amarílio Boni.

"A Guarda Municipal nos informou sobre o furto de fios em vias importantes da Capital. Em parceria, realizamos levantamento desses alvos. Descobrimos que um receptador na região estava de fato adquirindo materiais furtados e identificamos vários objetos cortados", informou o titular do 3º Distrito Policial de Vitória, delegado Diego Bermond.

A maior parte dos materiais arrecadados durante a operação foram os guinchos. “Os criminosos cortam mangueiras de hidrantes de condomínios para revender aos receptadores. Chama bastante atenção, já que esses esguichos são cortados e vendidos por quilo. O suspeito tem histórico criminal, incluindo furto e receptação qualificados, e agora pretendemos representar pela sua prisão, pois ele fugiu da operação policial", acrescentou Bermond.

O delegado Diego Bermond também destacou que a subtração dos esguichos representa um prejuízo significativo para os condôminos. “A ausência desse equipamento pode resultar em autuações pela prefeitura. Portanto, a perda desse material acarreta danos consideráveis para toda a comunidade. A subtração dos semáforos causa um transtorno significativo nas vias da nossa Capital, pois além dos equipamentos de controle de tráfego, muitas vezes os próprios postes são removidos pelos criminosos, o que prejudica a circulação de veículos e pedestres", disse.

Texto: Olga Samara Gomes

Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834