Governo do Estado do Espírito Santo
17/10/2025 15h46 - Atualizado em 17/10/2025 15h47

Polícia Civil e Prefeitura de Vila Velha realizam expansão do Projeto ‘Homem que é Homem’

A Polícia Civil do Estado do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher (DIV-DEAM), em parceria com a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Prefeitura de Vila Velha (PMVV), realizou nessa terça-feira (14) a solenidade para a expansão Projeto “Homem que é Homem”, voltado à conscientização e reeducação de homens denunciados por violência contra a mulher. A cerimônia aconteceu no auditório da sede da Prefeitura de Vila Velha.

O Projeto, lançado em 2015 e idealizado por psicólogas e assistentes sociais da Polícia Civil, tem como objetivo reduzir a reincidência de casos de violência contra a mulher no Espírito Santo. Em 2019, o projeto foi incorporado à proposta de trabalho do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, que articula políticas públicas estaduais e envolve diferentes secretarias e órgãos da administração, com foco na redução da violência e da criminalidade.

No Projeto Homem que é Homem, homens denunciados nas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs) são convocados a participar de um ciclo de palestras sobre desconstrução de ideias sexistas e machistas, incentivando formas pacíficas de lidar com conflitos. As reuniões são realizadas semanalmente, totalizando oito encontros, coordenados por uma equipe psicossocial da Polícia Civil. O primeiro encontro ocorre por intimação judicial; a participação nos encontros subsequentes é voluntária.

Entre os temas abordados estão relações de gênero, formas pacíficas de resolução de conflitos, identificação e reflexão sobre diferentes tipos de violência nas relações, e aspectos da convivência familiar, promovendo um espaço democrático de diálogo.

"A relevância do projeto está em discutir com homens autores de violência contra mulheres questões que envolvem relacionamentos baseados na violência. Trata-se de uma necessidade social, já que comportamentos machistas, sexistas e misóginos ainda estão presentes nas concepções de masculinidade, e precisamos desconstruir esses valores", destacou a chefe da DIV-DEAM e gestora do programa, delegada Cláudia Dematté.

Dados da Gerência de Proteção à Mulher da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) mostram que, desde a criação do projeto, cerca de 1.500 homens participaram dos ciclos de reflexão, com índice de reincidência estimado em 1%.


Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard