A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Núcleo de Proteção Animal da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA), com o apoio da Gerência de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Vila Velha, realizou, nesta segunda-feira (12), uma operação para apurar denúncia de maus-tratos a uma cadela debilitada, em fase de amamentação, em um assentamento, no bairro Terra Vermelha, em Vila Velha.
Durante as diligências, o delegado Leandro Piquet, o responsável pelo Núcleo de Proteção Animal da DEPMA, explicou que a cadela, que estava abandonada e em grave estado de saúde, sofreu com a falta de alimentação e, possivelmente, com doenças causadas por carrapatos. "Ela estava muito debilitada, perdeu muito peso e, apesar de estar amamentando seus filhotes, não conseguiu se alimentar adequadamente", relatou.
A equipe da PCES, juntamente com a Gerência de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Vila Velha, constatou que a tutora da cadela estava tomando as medidas necessárias para cuidar do animal. A Prefeitura de Vila Velha forneceu 15 quilos de ração, medicamentos para os cães e incluiu a tutora no programa de castração da cidade.
A ação também garantiu o resgate e o tratamento adequado da cadela, com o compromisso de que ela será devolvida à sua tutora após o tratamento.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com