Governo do Estado do Espírito Santo
27/01/2026 10h23

Polícia Civil flagra furto de energia elétrica em propriedade rural em Pinheiros

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) de Vitória, em ação conjunta com o Departamento de Engenharia Forense do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Científica do Espírito Santo e técnicos da EDP, distribuidora de energia elétrica do Estado, realizou, na última quinta-feira (22), diligências para apurar a prática de furto de energia elétrica em uma propriedade rural localizada na zona rural de Pinheiros.

A ação ocorreu em cumprimento à ordem de serviço e contou com o acompanhamento de técnicos da EDP e de perito criminal especializado em engenharia forense. No local, foi constatado que se tratava de uma unidade consumidora sem medidor de energia elétrica, que impedia o registro de consumo.

No momento da inspeção, a ligação irregular apresentava fluxo de corrente e abastecia duas bombas com potência aproximada de 12,5 CV cada. A irregularidade foi desfeita e o local deixado desligado.

Ainda durante os trabalhos, a equipe foi informada sobre a existência de um segundo ponto com ligação direta irregular, localizado em outra área da mesma propriedade rural. Ao chegar ao local indicado, o perito constatou que a ligação havia sido retirada recentemente, indicando tentativa de ocultação da irregularidade, sendo realizada perícia de local para caracterização de possível fraude processual. Essa ligação atendia duas bombas com potência aproximada de 15 CV cada, que aparentavam estar em condições de uso.

Conforme informações levantadas nos sistemas da EDP, as ligações irregulares identificadas atendiam à propriedade pertencente a um homem de 67 anos. A concessionária informou, ainda, que o proprietário tem histórico de autuações administrativas por irregularidades semelhantes em outras instalações rurais.

No momento da realização da perícia, não havia responsáveis no local, motivo pelo qual ninguém foi conduzido à delegacia. A Polícia Civil vai instaurar inquérito policial para apurar os fatos e a eventual responsabilidade criminal do proprietário da área.

Os técnicos da EDP lavraram o Termo de Ocorrência e Inspeção (TOI) detalhando todas as irregularidades encontradas. A Polícia Civil também solicitará à concessionária planilha com a estimativa do prejuízo causado, que servirá de base para eventual ação penal a ser proposta pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES).

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard