Governo do Estado do Espírito Santo
11/02/2026 15h39

Polícia Civil indicia torcedores que invadiram vestiário e causaram brigas em jogos de futebol no Espírito Santo

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Superintendência de Polícia Regional Metropolitana (SPRM), indiciou, na tarde desta terça-feira (10), três indivíduos que causaram tumultos e atos de violência em jogos de futebol do Campeonato Capixaba. Os três homens fazem parte de uma torcida organizada de um clube da Grande Vitória e vão responder na Justiça pelos atos praticados em dois eventos esportivos.

O primeiro deles, a tentativa de invasão do vestiário de atletas, sendo dois torcedores identificados e responsabilizados. No outro caso, uma briga generalizada após um jogo em Cariacica, em que um torcedor foi identificado e responderá judicialmente. Segundo o delegado Everton Fernandes os inquéritos policiais referentes aos fatos já foram encaminhados ao Juizado Especial Criminal de Cariacica.

“Eles serão enquadrados em punições previstas na Lei Geral do Esporte. A gente trabalhou para fazer a identificação e responsabilização desses torcedores. Todas as situações ocorreram na Grande Vitória e envolvem, principalmente, uma torcida organizada específica. Não podemos deixar que eles sintam essa sensação de impunidade e continuem nos causando problemas”, afirmou o delegado.

 

Reunião integrada

A Secretaria da Segurança Pública (Sesp), por meio da Subsecretaria de Comando e Inovação (SCI), promoveu, nessa terça-feira (10), uma reunião com diversos atores envolvidos na organização das partidas de futebol e grandes eventos esportivos no Espírito Santo, para debater ações com o objetivo de elaborar ações e impedir os conflitos que têm ocorrido.

O encontro teve participação, além das forças de segurança (Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros), do Judiciário, da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) e do Tribunal de Justiça Desportiva, além de representantes de seis times de futebol.

Após as discussões, ações foram deliberadas com o objetivo de aumentar o rigor no controle de torcidas organizadas. Os membros serão identificados e precisarão passar por cadastros para frequentar os estádios. Além disso, será avaliado o reforço ainda maior de policiamento em dias de jogos. Ficou definida, ainda, a criação de um grupo de trabalho com representantes de diversos atores envolvidos na organização dos jogos de futebol.

“O Estado está em uma crescente nos eventos esportivos. Há um investimento do Estado para fomentar este crescimento e a segurança tem que estar alinhada para promover a integridade dos torcedores. Vamos buscar responsabilizar os criminosos que estão promovendo os confrontos. Identificar e punir conforme a legislação em vigor”, disse o subsecretário de Comando e Inovação da Sesp, Guilherme Pacífico.

Ainda será estudada a viabilidade da implantação de tecnologia de reconhecimento facial para o controle de entrada e saída dos estádios no Espírito Santo.

 

Atendimento à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Sesp

Victor Muniz

(27) 3636-1572 / 99284-3303

comunicasespes@gmail.com

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard