A equipe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher (DIV-Deam) realizou, nesta quinta-feira (28), a “Operação Marias 2”, na qual foram presos 13 suspeitos de crimes relacionados à violência contra à mulher, como violência doméstica, estupro e outros delitos relacionados. Durante a operação também foram apreendidos diversos objetos, como armas de fogo, munições, aparelhos eletrônicos e uma motocicleta furtada e adulterada. Os resultados da operação foram apresentados durante coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (28), em Vitória.
A ação ocorreu nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana e Guarapari e contou com a participação da Delegacia de Armas Munições e Explosivos (Dame), da Divisão Especializada da Região Metropolitana (DRM) e da Superintendência de Polícia Interestadual e de Capturas (Supic).
De acordo com a titular da Div-Deam, delegada Cláudia Dematté, esta é a segunda operação realizada em 2019 pela Divisão. “Nós demos continuidade a uma grande ação realizada há menos de um mês, que foi a Operação Marias. Nela foram detidos 23 homens pelos mais diversos crimes, todos ligados à violência contra a mulher. O trabalho desenvolvido hoje e ao longo de 2018 é mais uma prova de que o combate a esse crime é uma das prioridades da Polícia Civil”, afirmou Dematté.
A chefe da Div-Deam também ressaltou que cinco dos 13 detidos foram presos em flagrante. “Nós prendemos dois suspeitos por posse ilegal de arma de fogo, dois por posse ilegal de munição e um por receptação. Nossa equipe apreendeu com eles um revólver calibre 38, uma pistola calibre 380, 41 munições, uma moto furtada, nove pendrives, dois cartões de memória e um player portátil”, detalhou.
Durante a operação, os policiais cumpriram o mandado de prisão de um homem de 55 anos, suspeito de lesão corporal, ameaça e que mantinha registro não autorizado de conteúdo íntimo da sua ex-companheira. “Durante a prisão, ele não demonstrou nenhum remorso ao confessar que não aceitava o término do relacionamento e, por isso, havia ameaçado e divulgado fotos intimas da esposa para amigos”, contou a delegada.
Dematté também destacou que a “Operação Marias 2” serve para conscientizar toda a sociedade. “Nosso objetivo é empoderar todas mulheres vítimas de violência doméstica e que possuem algum receio de denunciar o que sofrem. Nós queremos mostrar para elas e para os agressores que esses crimes possuem punição, sim. Nenhuma vítima deve se calar, elas precisam saber que podem procurar qualquer Deam e que lá receberam todo acolhimento que merecem”, concluiu.
Texto: Fernanda Pontes
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Agente de Polícia Fernanda Pontes
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
Atendimento à Imprensa
Olga Samara - (27) 3636-1536/ (27) 99846-1111
Patrick Pereira - (27) 3636-9928 / (27) 99297-8693