Governo do Estado do Espírito Santo
18/11/2022 08h19

Polícia Civil prende suspeito de comandar esquemas de estelionato em Vila Velha

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Crimes de Defraudações e Falsificações (Defa), prendeu, na última quinta-feira (10), um homem de 29 anos indicado como o dono de três empresas que estariam aplicando o “golpe da falsa carta de crédito”. O suspeito foi detido no bairro Praia da Costa, em Vila Velha, durante o cumprimento de um mandado de prisão preventiva em desfavor dele.

 

As informações sobre o caso foram divulgadas durante uma entrevista coletiva, que ocorreu nesta quinta-feira (17), na Chefatura de Polícia Civil, em Vitória.

O “golpe da falsa carta de crédito” acontece da seguinte forma: anúncios de veículos são publicados em plataformas de compras on-line, com preços abaixo do mercado para atrair o comprador, que entra em contato com o vendedor. A partir daí o vendedor, que é funcionário da empresa estelionatária, oferece uma linha de crédito para que o interessado possa adquirir o bem.

No caso de a vítima questionar se a negociação seria um golpe, ela era convidada a visitar a sede da empresa, onde conversava com os funcionários e era convencida a assinar um contrato e depositar um valor de entrada. Os funcionários também diziam que, caso ela fechasse o negócio e depositasse o dinheiro, ela conseguiria uma “carta de crédito contemplada”.

 

Depois do depósito, os funcionários informavam um prazo para que o crédito fosse liberado e o bem adquirido. Porém, os prazos eram ultrapassados e os estelionatários ignoravam as tentativas de contato do comprador, que, diante da constatação de que foi vítima de um golpe, buscavam auxílio da Polícia Civil para tentar reaver o dinheiro. De acordo com o Inquérito Policial, mais de 30 pessoas já foram vítimas do golpe e os prejuízos chegam a quase meio milhão de reais. 

 

Segundo o titular da Delegacia Especializada de Crimes de Defraudações e Falsificações, delegado Douglas Vieira, o suspeito foi detido enquanto estava numa festa. “Encontramos ele na festa de inauguração de uma loja, que pertence a um dos familiares dele. Essa prisão foi muito difícil, pois ele já suspeitava que a Polícia Civil estava atrás dele e buscava formas de evadir de nossas ações”, relatou.

 

O delegado informou ainda que outro suspeito, que se trata do sócio do detido, também está sendo procurado. “Sugerimos que o outro acusado se apresente à Polícia. Todos os direitos dele serão assegurados, porém, esperamos que esteja ciente de que temos um mandado de prisão em desfavor dele e que o localizaremos em breve”, acrescentou o delegado.

 

O suspeito, de 29 anos, foi autuado pelo crime de estelionato e encaminhado ao Centro de Triagem de Viana (CTV), onde permanecerá à disposição da Justiça. As investigações seguem em andamento. 

 

Outros casos

No dia 03 de novembro, equipes da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) realizaram uma operação policial que resultou na detenção de seis pessoas. A operação foi realizada com o objetivo de combater propaganda enganosa e falsos anúncios de veículos em plataformas on-line. Os delitos seguem o mesmo modus-operandi do detido da última quinta-feira (10).

 

Na ocasião, o titular da Decon, delegado Eduardo Passamani, relatou que os envolvidos no delito utilizavam uma série de estratégias para atrair o possível comprador. “No local onde realizamos as buscas, nós encontramos um quadro com os nomes dos veículos mais procurados para a compra. Depois que eles verificavam esses veículos, os envolvidos pegavam fotos desses veículos na internet, borravam as placas e criavam os anúncios com as fotos, como se a empresa deles realmente estivesse em posse desses veículos”, explicou o delegado.

 

A Polícia Civil recomenda que, caso o cidadão suspeite de que foi vítima de um dos golpes que foram citados no texto, deve seguir a uma delegacia para registrar o boletim de ocorrência.

 

Texto: Rachel Nunes, estagiária da Assessoria de Comunicação SESP

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna – (27) 3137-9024

imprensa.pc@pc.es.gov.br

 

Informações à Imprensa:

Matheus Zardini / Olga Samara  

(27) 3636-1574 / (27) 99297-8693 / (27) 3636-1536 / (27) 99846-1111

comunicapces@gmail.com

 

Tópicos:
Defa
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard