A Polícia Civil (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Guarapari, em trabalho conjunto com a Divisão de Homicídios e Proteção a Pessoas (DHPP) da Serra, prendeu o suspeito de ser autor dos disparos que vitimou o professor de educação física Raul Giovaneli, de 27 anos, durante um roubo na Praia do Riacho, em Guarapari, no dia 31 de outubro. O homem, de 35 anos, foi preso no bairro Novo Horizonte, na Serra, na manhã do dia 19 de novembro.
As informações foram divulgadas, na última sexta-feira (19), em entrevista coletiva realizada na Chefatura da Polícia Civil, em Vitória. A investigação foi realizada pela Deic de Guarapari, que iniciou diligências, assim que tomou conhecimento do fato.
As investigações revelaram que o crime foi praticado pelo detido, de 35 anos, mas planejado por outro indivíduo, de 28 anos, que é evadido do sistema prisional e considerado foragido da justiça. O suspeito teria emprestado uma bicicleta para o atirador e fornecido o revólver usado no crime.
O titular da Deic de Guarapari, delegado Guilherme Eugênio Rodrigues, relatou que, segundo as investigações, o suspeito de 28 anos estava monitorando o movimento da orla e percebeu um senhor de meia idade que portava um cordão, pulseira e um relógio dourado, itens que atraíram a ganância do foragido.
“O suspeito fez contato com o seu comparsa, entregou a bicicleta e o revólver, e o orientou sobre como localizar essa vítima. O indivíduo de 35 anos, a bordo de uma bicicleta e armado, foi até o calçadão e roubou o senhor. Em seguida, enquanto estava se afastando do local do crime, foi abordado pelo professor que se revoltou contra o autor do crime. Ambos entraram em luta corporal, e o criminoso efetuou três disparos de arma de fogo contra o professor”, explicou.
O professor veio a óbito no local, antes de ser socorrido. “O professor vinha dizendo à família que não tolerava roubo e que preferia morrer a entregar os seus pertences a ladrões. A vítima se voltou contra o criminoso, procurando detê-lo com seus próprios meios”, concluiu o titular da Deic de Guarapari, delegado Guilherme Eugênio.
Ainda segundo o responsável pelo caso, há outras investigações em curso contra o homem de 28 anos, que pode estar envolvido em outros roubos semelhantes e, também é suspeito do latrocínio de um inspetor penitenciário em maio deste ano.
Prisão
Com a identificação do paradeiro do suspeito, que estava escondido no município de Serra, a Deic de Guarapari solicitou apoio à DHPP da Serra. O suspeito foi preso após a equipe da DHPP realizar três horas de campana, na frente da residência onde o mesmo estava escondido. De acordo com o titular da unidade, delegado Rodrigo Sandi Mori, após a troca de informações sobre o endereço onde o autor dos disparos estaria escondido no município da Serra, foi possível prendê-lo.
“Por conhecermos bem o local, fizemos o levantamento de informações do bairro Novo Horizonte e com apuração conjunta com o Deic de Guarapari, logramos êxito em realizar a prisão desse indivíduo. O papel da DHPP foi de levantamento de informações de onde o criminoso estaria escondido e no apoio na operação que capturou o suspeito. O indivíduo foi surpreendido e não teve nenhuma chance de oferecer resistência”, relatou Sandi Mori.
Texto: Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi)
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Atendimento à Imprensa:
Matheus Zardini/Camila Ferreira
(27) 3636-9928 / (27) 99297-8693 / (27)99231-5157
comunicapces@gmail.com