A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Adolescentes em Conflito com a Lei (Deacle), promoveu, nos dias 29 de março e 4 de abril, um treinamento de técnicas operacionais voltado para policiais civis que atuam na unidade. As aulas foram realizadas no Ginásio de Esportes Tancredão, no município de Vitória.
O curso teve carga horária de 8 horas, com atividades teóricas e práticas, e foi direcionado aos policiais civis plantonistas da Especializada, além dos agentes que cumprem escala Iseo na unidade. Cerca de 20 policiais participaram da capacitação. A iniciativa partiu de uma solicitação do titular da Deacle, delegado Fábio Pedroto, com o objetivo de preparar os policiais para atuarem em situações de risco, garantindo uma atuação segura e eficiente.
“É mais uma iniciativa que busca o aperfeiçoamento dos policiais civis com atuação na Deacle, cujo objetivo final é prestar um serviço público de qualidade, sobretudo se considerarmos que atuamos com adolescentes em conflito com a lei, o que demanda um atendimento específico, objetivando a proteção integral”, ressaltou o delegado.
Durante o treinamento, foram abordados temas relacionados às atividades desempenhadas na Delegacia, com oficinas práticas sobre técnicas de algemamento policial, proteção do agente e do detido, prevenção de fugas, respeito aos direitos humanos, padronização e eficiência, além de fundamentos da base legal.
As aulas foram ministradas pelo policial penal Giuliano Alencastre, especialista em Políticas Públicas, Segurança Pública e Inteligência Policial, com atuação como instrutor em diversas disciplinas nas instituições de segurança pública do Estado do Espírito Santo.
“Nesta oportunidade, tive a satisfação de compartilhar com os policiais a importância do treinamento de sobrevivência policial. Essa preparação é essencial para que os agentes de segurança enfrentem situações de risco com maior eficiência e segurança. Em um ambiente onde a imprevisibilidade e o perigo fazem parte da rotina, o treinamento adequado pode significar a diferença entre a vida e a morte”, destacou o instrutor.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com